30 formadores de opinião participaram da edição do programa "Conheça o Seu Exército 2021". São universitários e profissionais da região de responsabilidade do Comando Militar da Amazônia, além de representantes de instituições da sociedade civil


Mais uma edição do “Programa Conheça o Seu Exército” teve início no Comando Militar da Amazônia (CMA). A abertura ocorreu na manhã de segunda-feira (12), no Quartel-General (QG), com a palestra do Chefe do Estado-Maior do CMA, General de Brigada Rangel.


Aproximadamente 30 formadores de opinião participaram da edição do programa 2021. São universitários e profissionais da região de responsabilidade do CMA, além de representantes de instituições da sociedade civil.


A palestra de abertura do programa apresentou um apanhado geral sobre o Exército na Amazônia e as operações, entre outros. Os participantes conheceram as instalações da Rádio Verde-Oliva e, no 2º Grupamento de Engenharia, juntamente com o General de Brigada Marcelo, conheceram as ações da engenharia, desde a década de 1960 até os dias atuais.



As operações realizadas em conjunto com o Exército em 2020 e 2021 como, por exemplo, a Verde Brasil 1 e 2, foram a pauta da exposição no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Mapas de desmatamentos captados por radar, pontos de mineração ilegal nos estados do Amazonas e Roraima e o relatório de queimadas foram apresentadas aos formadores.






Ao final da tarde, visitaram o Grupamento de Artilharia Antiaérea de Selva (GAAAe Sl), onde foi apresentada a missão da artilharia na Amazônia.










O segundo dia do Programa Conheça o seu Exército teve início no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA). Lá, os formadores de opinião tiveram uma palestra com o TC Da Silva, comandante do CECMA. Durante a exposição do Comandante, os participantes conheceram a logística fluvial do Exército na Amazônia Ocidental. Foram apresentadas as rotas de navegação que o CECMA usa para abastecer os 24 Pelotões Especiais de Fronteira com alimentos, fardamentos, medicamentos e materiais de uso militar. A visita ao CECMA se encerrou com um passeio, em uma das balsas do Exército, até a ponte estaiada jornalista Phelippe Daou, um dos cartões postais da cidade.











Pela tarde, os formadores de opinião foram escoltados pelo 7° Batalhão de Polícia do Exército para conhecer o 4° Batalhão de Aviação do Exército (4° BAVEx). 






No hangar do Batalhão, tiveram a oportunidade de conhecer os helicópteros do Exército por dentro. Além disso, os participantes puderam compreender sobre a importância do 4° BAVEx em situações diversas como, por exemplo, o apoio às eleições no transporte de urnas eletrônicas ao lugares mais isolados da Amazônia e, também, no apoio à defesa civil no resgate de pessoas nas enchentes que assolaram o estado do Acre em 2014.




No dia 14 de julho, os participantes do Programa ''Conheça o Seu Exército'', supervisionado pelo Centro de Comunicação Social do Exército, visitaram o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).



Nessa Organização Militar, mediante coordenação do Comando Militar da, Amazônia, representantes de diversos órgãos públicos e instituições privadas receberam palestra do Cel Fábio Pinheiro Lustosa, Comandante do CIGS, acerca das peculiaridades dessa Unidade ímpar na Força Terrestre e de seu papel na proteção e no desenvolvimento amazônicos. Houve, ainda, uma visita guiada ao Zoológico do CIGS, importante ponto turístico da Capital Manauara.

Destaca-se que durante o evento em tela o protocolo protetivo à COVID-19 foi plenamente respeitado.




No dia 15 de julho, o 1° Batalhão de Infantaria de Selva - Aeromóvel (1º BIS - Amv) recebeu uma comitiva do Programa Conheça seu Exército, que visa o estreitamento dos laços do Exército Brasileiro com os representantes de diversos meios de comunicação, profissionais da área de comunicação social, universitários e representantes da sociedade.


Foi realizada uma palestra inicial, pelo comandante do batalhão, onde foi abordado o histórico e as missões da organização militar.











Ocorreu, também, uma visita às instalações, ocasião em que os visitantes assistiram a uma exposição do armamento de dotação e uma demonstração de tiro.






A atividade contou, também, com instruções e demonstração de materiais do 7º Batalhão de Polícia do Exército.





Na manhã de hoje (16) após duas palestras sobre as missões primarias e secundarias do Exército Brasileiro, através do Comando Militar da Amazônia, na Amazônia Legal, os participantes receberam os certificados e os agradecimentos do Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Theophilo, pela participação no Programa Conheça o Seu Exército 2021.

"Árdua é a missão de desenvolver e defender a Amazônia. Muito mais difícil porém foi a de nossos antepassados em conquista-la e mantê-la".

A frase acima foi imortalizada pelo General de Exército Rodrigo Otavio de Jordão Ramos, 1° Comandante Militar da Amazônia. 

"A selva nos une. A Amazônia nos pertence".

"Tudo pela Amazônia".

"Brasil acima de tudo, abaixo de Deus".

 Selva!!!




Via CMA
Em tempos de "censura" com o jornalismo independente precisamos da ajuda do nosso leitor para nos manter online. Agora você pode apoiar o Amazon Presse através do PIX: 32.688.550/0001-31. Colabore!
Postagem Anterior Próxima Postagem