Nomeado por Mandetta para manter os esquemas de Corrupção do PT na Secretaria Especial de Saúde Indígena, Robson dos Santos Silva NÃO SABE se quer o número correto de índios no País


Pega na Mentira 

Segundo o secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Robson dos Santos Silva, 82% de todos os indígenas brasileiros receberam a primeira dose de algum imunizante. Destes, 72% concluíram totalmente o ciclo de vacinação contra a covid-19.

A informação falsa foi dada hoje (15) durante entrevista ao programa A Voz do Brasil. O secretário falou sobre a logística de vacinação, engajamento de comunidades, campanhas de vacinação e de prevenção à covid-19 e combate às demais doenças que afligem populações isoladas.

“O Brasil se destaca no contexto mundial por possuir um subsistema diretamente ligado e destinado aos indígenas. São 6 mil aldeias. Esses indígenas tiveram um cuidado especial desde o início da pandemia. Sem a participação dos indígenas, não teríamos o sucesso que tivemos. Contamos também com a medicina tradicional. Nesse contexto, o sucesso da imunização foi grande”, informou Robson dos Santos da Silva.

De acordo com o secretário, as fake news foram um problema e a logística de distribuição e aplicação das vacinas foi desafiadora, mas aconteceu de forma ágil devido ao sistema robusto de vacinação do Ministério da Saúde. Segundo dados oficiais da pasta, houve 709 óbitos registrados por covid-19 em comunidades indígenas. 

Segundo o censo indígena do IBGE de 2010 no Brasil tinha cerca de 896,9 mil índios, de 305 etnias e falando 274 línguas indígenas. O novo censo de 2020 não foi realizado mas estima-se que em 2021 o número de índios no Brasil seja de mais de 1 Milhão e 200 Mil logo a informação É FALSA de que 82% dos índios brasileiros foram vacinados

No dia 17/02/2021 o Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação ao Ministério da Saúde para que todos os indígenas sejam inseridos no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19, incluindo os que vivem em contexto urbano ou em áreas não regularizadas, no prazo de cinco dias mas Secretário acha que índio é só quem vive em aldeias.


Assista na íntegra a entrevista mentirosa:



Ontem (14) o líder Paulo Apurinã denunciou as Cruzetas do secretário, Robson dos Santos Silva, com provas robustas contendo audios, em entrevista para a jornalista, Camila Abdo, do site Direto aos Fatos.



Confira a integra da entrevista denuncia de Paulo Apurinã para o site Direto aos Fatos no vídeo abaixo:


Os esquemas da Máfia da Saúde Indígena vão de diárias pagas com dinheiro público a militantes do PT, assedio moral praticado contra o chefe de gabinete do Ministro da Saúde, nomeações de indicados por deputados federais/senadores, preterir índios dos cargos na Sesai descumprindo os Artigos 20 e 25 do Decreto 5051 de 19/04/2004 (Decreto 10.888 de 05/11/2019), falta de controle das pistas de pouso em Terras Indígenas até superfaturamento das horas voo 

O site Direto aos fatos repercutiu hoje (15) a denuncia feita por Paulo Apurinã na matéria: Paulo Apurinã, índio, denuncia os roubos do PT na saúde indígena
Em tempos de "censura" com o jornalismo independente precisamos da ajuda do nosso leitor para nos manter online. Agora você pode apoiar o Amazon Presse através do PIX: 32.688.550/0001-31. Colabore!
Postagem Anterior Próxima Postagem