O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), apresentou Projeto de Lei (PL) para que o Governo do Amazonas realize exame de diagnóstico de mieloma múltiplo, aos usuários da rede pública de Saúde.

De acordo com a propositura, ficará a cargo da Secretaria de Estado da Saúde o exame, de forma gratuita, a toda população amazonense e será assegurada prioridade na realização de biópsia da medula óssea ao paciente diagnosticado com mieloma múltiplo.

“É uma doença que evolui de forma lenta, mas algumas vezes contraria o prognóstico e pode e evoluir de forma agressiva. Por isso a necessidade de um diagnóstico precoce. O custo para a realização do exame preliminar é pequeno se comparado ao benefício que resulta para o sistema público de saúde. Desta maneira, a realização de exames de rotina para um diagnóstico preciso pode contribuir para bons resultados tanto para o paciente quanto para o próprio sistema público de saúde”, destacou o Roberto Cidade.




A doença

O mieloma é um tipo de câncer das células brancas, responsáveis pela produção de anticorpos na medula óssea. É uma doença que acomete basicamente idosos e pode desencadear dano ósseo, alteração do cálcio sanguíneo, anemia, infecções e dano renal, além de afetar os ossos da coluna.

De acordo com a International Agency for Reserach on Cancer (IARC), a doença atinge quase 7,6 mil novos casos a cada ano no Brasil. A elevação registrada na longevidade humana deve fazer com que essa doença, vinculada ao envelhecimento, cresça entre a população.





Foto: Evandro Seixas
Em tempos de "censura" com o jornalismo independente precisamos da ajuda do nosso leitor para nos manter online. Agora você pode apoiar o Amazon Presse através do PIX: 32.688.550/0001-31. Colabore!
Postagem Anterior Próxima Postagem