Na manhã desta terça-feira, 29/6, o prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou a vacinação no Studio 5 Centro de Convenções, Distrito Industrial I, zona Sul, um dos 19 postos em funcionamento neste dia de intensificação vacinal contra a Covid-19. O chefe do Executivo municipal acompanhou a aplicação das doses e destacou a perspectiva de avanço da vacinação nos próximos dias. “Nossa meta é baixar 5 anos por semana, então chegaremos aos 18 anos para cima muito em breve”, assegurou o prefeito.

Almeida ressaltou que a ampliação do público está condicionada ao repasse de doses por parte dos governos federal e estadual, para que a prefeitura possa fazer seu trabalho de logística, planejamento e aplicação das doses. “Nos próximos dias, iremos baixar a faixa etária de vacinação, conforme o recebimento de doses por parte do governo federal e repasse do governo estadual. O calendário é montado de acordo com o recebimento de doses pelo governo, mas temos planejamento e logística para imunizar toda a população", garantiu o prefeito.

David Almeida destacou que Manaus é a segunda capital do Brasil que mais vacina com a menor faixa etária. “Ainda nesta terça-feira, estaremos vacinando os de 28 anos e estamos desde sábado vacinando a partir dos 30 anos. A perspectiva é que muito breve toda a população acima dos 18 anos esteja com a vacina no braço", enfatizou.

Hoje e quarta-feira, 30/6, a Prefeitura de Manaus está com um movimento de intensificação da aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19, em 19 postos, por todas as zonas da capital. No período de 9h as 18h, toda a população a partir dos 30 anos está apta a se vacinar, e a partir das 18h, até as 18h de quarta-feira, a população a partir dos 28 anos também poderá se vacinar, havendo variação no horário da finalização das aplicações dependendo do posto de vacinação.

"Hoje estamos ampliando os nossos postos de vacinação, a faixa etária e o horário de atendimento para todas as pessoas acima dos 28 anos, com uma expectativa e preparação para termos cerca de 70 mil pessoas vacinadas neste mutirão, mas, para isso, pedimos, você acima dos 28 anos, que vá se vacinar, e não esqueça seu documento com cópia", salientou o prefeito.

“Durante a madrugada, o que vai funcionar nessa faixa de 24 horas é o complexo Arena da Amazônia, Vasco Vasques, e sambódromo, todos na zona Oeste, pois possuem uma iluminação adequada, locais de fácil acesso, e funcionarão tanto drive-thru, quanto posto fixo para pedestres, lembrando que as pessoas podem ir direto, mas o cadastro prévio no Imuniza Manaus sempre ajuda nossos vacinadores”, completou a secretária municipal de saúde, Shadia Fraxe.



Pontos de vacinação desta terça-feira, 29


Unidades Básicas de Saúde (UBS) - 8h às 21h



NORTE

UBS Balbina Mestrinho, rua 17, 170, Cidade Nova 2


UBS Sálvio Belota, rua das Samambaias, 786, Santa Etelvina



OESTE

UBS Leonor de Freitas, avenida Brasil, s/nº, Compensa 2


UBS Deodato de Miranda Leão, avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória



LESTE

UBS Dr. José Amazonas Palhano, rua Antônio Matias, s/nº, São José 1


UBS Maria Leonor Brilhante, avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves


UBS Alfredo Campos, avenida Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi dos Palmares



Unidades Básicas de Saúde (UBS) - 8h às 19h


SUL

Policlínica Dr. Antônio Reis, rua São Luiz, s/nº, São Lázaro


UBS São Francisco, rua Jonas da Silva, s/nº, São Francisco


Unidades Básicas de Saúde (UBS) - 8h às 16h



LESTE

UBS Nova Esperança, rua Nova Esperança, s/nº, Colônia Antônio Aleixo


UBS Guilherme Alexandre, rua Nova República, 575, Colônia Antônio Aleixo



Pontos estratégicos - das 9h às 17h


NORTE

Shopping Phelippe Daou, avenida Camapuã, 2.939, Cidade de Deus


Ponto apenas para pedestres


NORTE

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, 119, Cidade Nova


SUL

Studio 5 Centro de Convenções, avenida General Rodrigo Octávio, 3.555, Distrito Industrial 1


Parque Municipal do Idoso, rua Rio Mar, 1.324, Nossa Senhora das Graças



LESTE

Clube do Trabalhador do Sesi/AM, avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1


Para pedestre e drive-thru

Ponto estratégico – 9h de terça (29) às 18h de quarta (30)


OESTE

Centro de Convenções de Manaus, “sambódromo”, avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro


Para pedestre e drive-thru



Pontos estratégicos – 18h de terça às 18h de quarta (30)



OESTE

Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, avenida Constantino Nery, 5.001, Flores


Apenas para pedestres

Arena da Amazônia, avenida Constantino Nery, 5.001, Flores





Em quatro horas de intensificação, Prefeitura de Manaus vacinou mais de 10 mil pessoas


Durante a intensificação da vacinação contra a Covid-19 que a Prefeitura de Manaus começou a realizar nesta terça-feira, 29/6, foram aplicadas, até as 12h, 10 mil doses em 19 locais de vacinação estruturados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em toda a cidade. Nessa etapa, estão sendo atendidas pessoas de 30 anos do público geral e de grupos que já vinham recebendo a imunização, como gestantes, puérperas e trabalhadores das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento.

Com isso, sobe para 1.108 milhão o número de doses aplicadas em Manaus desde o início da campanha, no dia 19 de janeiro, sendo 795 mil primeiras doses e 312 mil segundas doses. “Esses números comprovam que nosso planejamento está correto e que podemos avançar no alcance do público vacinável. A prefeitura está cumprindo a sua função de cuidar da saúde da população. Com a vacina, estamos levando esperança aos manauaras, resguardando vidas e evitando mortes”, afirmou o prefeito David Almeida.

Nesta terceira edição da intensificação, a Semsa preparou 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que começaram a funcionar às 8h, além dos outros oito pontos que estão vacinando desde às 9h. De acordo com a programação, três pontos estratégicos terão funcionamento durante toda a noite. O Sambódromo, que já está atendendo desde às 9h de hoje, vai funcionar por 33 horas seguidas, encerrando as atividades às 18h de quarta-feira, 30/6. Os dois pontos que funcionarão na Arena da Amazônia e no Centro de Convenções Vasco Vasques terão atendimento das 18h desta terça até as 18h de quarta-feira, com 24 horas de atendimento. Das 11 UBSs, sete estarão vacinando até as 21h; duas até as 16h, as duas restantes até as 19h.

A secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe, esteve no ponto de vacinação que funciona no Studio 5 Centro de Convenções para acompanhar a movimentação. “Nós ficamos muito felizes em poder anunciar uma ação dessas, para a qual recebemos 100 mil doses de vacina. Para essa intensificação contamos com o suporte de 11 unidades de saúde para facilitar o acesso das pessoas que poderão, assim, encontrar um local para receber a vacina perto de suas casas”, salientou.

Aparentando nervosismo, a fotógrafa Camila Batista mencionou a sensação de ter recebido a primeira dose. “Eu estava muito ansiosa, e agora estou muito feliz. Esperei muito por esse momento. Minha esperança é por dias melhores não só para mim, mas para que o mundo possa voltar ao normal”, afirmou.



Texto - Maryane Maia / Semcom

Fotos - Ruan Souza / Semcom
Em tempos de "censura" com o jornalismo independente precisamos da ajuda do nosso leitor para nos manter online. Agora você pode apoiar o Amazon Presse através do PIX: 32.688.550/0001-31. Colabore!
Postagem Anterior Próxima Postagem