Além disso, 18 caminhões-tanque estão sendo importados do Canadá para auxiliar na distribuição de oxigênio


A segunda reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 ocorreu nesta quarta-feira (14), no Palácio do Planalto. O Presidente Jair Bolsonaro coordenou o encontro que discutiu as medidas de combate à Covid-19 no país.


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que foi antecipada a entrega de doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. “Fruto de uma ação direta do Presidente Jair Bolsonaro com o executivo principal da Pfizer, que resulta em 15,5 milhões de doses da Pfizer já no mês de abril, maio e junho. Ou seja, conseguimos antecipar do calendário anteriormente previsto das 100 milhões de doses, 2 milhões que fortalecerão nosso calendário de vacinação.”


Também foram discutidas estratégias para ampliar a oferta de insumos estratégicos como os medicamentos sedativos e bloqueadores neuromusculares do chamado kit intubação. Segundo Queiroga, o Governo Federal, em iniciativa conjunta com a Organização Pan-Americana de Saúde fez uma compra direta dos produtos. O Governo ainda fará um pregão internacional para adquirir esses fármacos.


Em relação ao oxigênio, o ministro relatou que 18 caminhões-tanque estão sendo importados do Canadá para auxiliar na distribuição do produto. “O objetivo é completar 50 caminhões que possam nos auxiliar na distribuição desse oxigênio”, pontuou. Foi relatado também que a iniciativa privada tem colaborado com a doação de concentradores e cilindros.


Mais profissionais


Na reunião, tratou-se da ampliação da residência médica no Brasil. “Vamos oferecer 600 vagas em residência médica e na residência multiprofissional para formar médicos intensivistas, enfermeiros e fisioterapeutas que estão na linha de frente do enfrentamento à Covid-19”, detalhou o ministro da Saúde.

Ainda foi anunciado o nome da enfermeira Francieli Fontana, servidora de carreira do Ministério da Saúde, para comandar a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento da Pandemia da Covid-19. A servidora é coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI).




Comitê de coordenação

O comitê é uma instância de discussão entre os Poderes da República para articulação de medidas de enfrentamento à Covid-19 no âmbito nacional, bem como no enfrentamento dos problemas econômicos, fiscais, sociais e de saúde decorrentes dela. A criação foi definida em março durante uma reunião ampliada com diversas autoridades e coordenada pelo Presidente Jair Bolsonaro.

Em tempos de "censura" com o jornalismo independente precisamos da ajuda do nosso leitor para nos manter online. Agora você pode apoiar o Amazon Presse através do PIX: 32.688.550/0001-31. Colabore!
Postagem Anterior Próxima Postagem