O Governo do Estado, através da Defesa Civil do Amazonas, levou para o interior o projeto inovador dos purificadores de água potável. E nesta quinta-feira (29/04), agentes da Defesa Civil do Amazonas e do município de Manacapuru acompanharam uma equipe de militares do Exército Brasileiro até a comunidade Bela Vista do Arapapá, onde está instalado um dos dez sistemas alternativos de tratamento de água doados ao município pelo Governo do Estado. A visita teve a finalidade de mostrar in loco o funcionamento da estrutura, o material necessário para o funcionamento e instalação dos purificadores passo a passo.

O projeto dos purificadores de água potável engloba as estações de tratamento de água móvel, bem como o projeto Água Boa, com as estações fixas. Um total de quarenta e oito municípios, de todas as nove calhas que compõem o Amazonas, já foram contemplados com 294 purificadores de água, desde 2019, transformando água imprópria em água potável e levando saúde às populações mais distantes do nosso Estado.

De acordo com Coronel R1 PTTC Carlos Alberto Almeida, do Exército Brasileiro, a experiência foi de fundamental importância para que eles possam reproduzir um projeto de sucesso, que será levado para grupos de militares que residem em regiões longínquas: “Interessante o momento que nós tivemos hoje, de aprender com os especialistas da Defesa Civil do Amazonas. Eu estou muito satisfeito e honrado de estar aqui neste momento. Nós vamos levar a esse pessoal essa tecnologia esse sistema para que todos eles e suas famílias tenham acesso a água potável”.

O projeto atende cerca de 240 famílias, que residem próximas à comunidade, e, depois de instalado, o acesso à água potável trouxe mais dignidade a essas pessoas “Melhorou em tudo, porque antes a gente tinha dificuldade de sair aqui da comunidade até outra comunidade para abastecer água para o consumo. E fora que tinha os casos de diarreia, vômito principalmente quando chegava esse período de cheia”, afirma Ivone Pedrosa da Silva, agente comunitária de saúde da Comunidade Bela Vista do Arapapá.


Via SECOM GOV AM
Em tempos de "censura" com o jornalismo independente precisamos da ajuda do nosso leitor para nos manter online. Agora você pode apoiar o Amazon Presse através do PIX: 32.688.550/0001-31. Colabore!
Postagem Anterior Próxima Postagem