A convite do presidente Roberto Cidade (PV), deputados e servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), se reuniram na manhã desta segunda-feira (5) no miniplenário Cônego Azevedo, para participar de um Culto Ecumênico em celebração à Páscoa, comemorada pelos cristãos no último domingo (4). O encontro religioso foi realizado de maneira híbrida, com transmissão pelo Facebook e TV Aleam, com o objetivo de evitar aglomeração no local e assim respeitar as orientações de distanciamento social em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Propondo um momento de reflexão sobre o significado desta data, o Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, e o Pastor Glauber Moré, da Igreja Universal do Reino de Deus, foram os celebrantes. Dom Leonardo lembrou que a Páscoa é a data mais importante para os católicos, pois representa a vitória de Cristo sobre a morte. “A liturgia coloca a figura de Cristo como a luz que sobressai sobre as trevas e liberta a todos do pecado com a sua doação na cruz”.

O pastor Glauber disse que a Páscoa deste ano é um momento particular na história, com muitas famílias enlutadas pela perda de parentes e amigos vítimas da Covid-19, que já vitimou mais de 330 mil brasileiros. Moré fez um paralelo entre o momento atual e a passagem bíblica do livro de João, onde é dito que Maria Madalena chegou ao túmulo e o encontrou vazio. “Jesus havia deixado a promessa que ressuscitaria ao terceiro dia”, disse o pastor, afirmando que devido aos compromissos do dia a dia, da rotina, “acabamos nos esquecendo da promessa de Deus”.

Para o pastor Glauber, Maria Madalena saiu da sua rotina, do seu mundo ao ir ao túmulo buscar respostas, e, lá chegando, não encontrou o óbvio, que seria o corpo de Jesus, mas o túmulo vazio e então teve que entender o “vazio”. “Neste momento, milhares de famílias enfrentam o vazio da presença física de seus entes queridos, mas precisamos, juntos, perceber a presença de Deus em nossas vidas e o que ele quer de nós”, disse, finalizando que “é preciso que saiamos de nossas zonas de conforto e juntos assumirmos o compromisso, cada um fazer a sua parte, e assim possamos vencer a pandemia”.

Um momento de grande emoção foi quando os celebrantes comandaram a Oração do Servidor Público e lembraram de todos os servidores do Poder Legislativo, ativos e inativos, que faleceram.

Meu desejo é que o renascimento de Jesus fortaleça nossa fé, e permita que juntos possamos vencer essa pandemia”, declarou o presidente Roberto Cidade.

Abaixo os nomes dos servidores da Aleam que perderam suas vidas nessa pandemia e foram homenageados na celebração desta manhã:



Afonso da Silva Júnior

Alexandre de Souza Cruz Silva

Arabete Carmo Soares

Argemiro do Rosário Moraes

Antônio Rodrigues da Silva

Carlos Condera

Cirene de Araújo Marques

Dair Lopes de Oliveira

Elisa Brandão Lima

Emanuel de Jesus do Nascimento

Eusamir Marques Martins

Ewerton Souza Cruz

Fernanda Rodrigues de Araújo

Francisco Ferreira da Silva

Francisco Avelino da Silva

Fuad José Seffair

Francisco Maurindo M. de Souza

Jackson Braga

José Belo Ferreira

José Henrique Novo Pereira

José Jesus Meireles de Q. Costa

José Ribamar dos Santos

Jucilene da Silva de Lima

Kleber Marques Paiva

Maria do Perpétuo Socorro T. Barbosa

Maria do Perpétuo Socorro Simão

Marco Aurélio Almeida Bader

Maria Selma Nepomuceno Gomes

Milene Oliveira da Silva

Mussa Abrahim Neto

Orleans Murilo

Oscar Marques de Lima Júnior

Oswaldo Cruz da Silva

Raimundo Pereira Barbosa

Ranoldo Arouca

Ricardo Esteves Desidere

Rui Craveiro Pinto

Sebastião Borges Ramos

Tília Santiago Neves

Therezinha de Jesus S. de Araújo

Walter da Silva Nunes

Wandson Wesley Castro da Silva

Willian Taveira Campêlo.

Via DirCom Aleam
Postagem Anterior Próxima Postagem