Na próxima sexta-feira (5), a Escola do Legislativo Senador José Lindoso abrirá oficialmente o ano letivo de 2021 com uma palestra sobre a saúde mental humana em tempos de pandemia, com o psicólogo e servidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Marcelo Pardo. O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), fará a abertura do evento, que será online e transmitido pelas redes sociais da Aleam, a partir das 9h, no miniauditório Cônego de Azevedo.

Para o presidente, o momento marcará um dos grandes momentos da Assembleia Legislativa, durante o ano.

A abertura das atividades da Escola do Legislativo vai nos ajudar a atender diretamente algumas necessidades população amazonense. E através de cursos e palestras online, metodologia necessária diante da pandemia, poderemos auxiliar até mesmo na capacitação de pessoas que perderam seus empregos. Essas atividades podem ajudar as pessoas a se reinventarem e se reerguerem de alguma forma, seja através do trabalho ou do equilíbrio mental”, destacou Roberto Cidade.

Segundo a diretora da Escola do Legislativo, Geanne Valente, o convidado Marcelo Pardo e o tema escolhido foram pensados para esse momento em que a população vem vivenciando as consequências causadas pela Covid-19, desde a doença em si, o isolamento social, a perda de entes queridos e as próprias sequelas pós covid. “Precisamos nos reinventar, em todas as áreas da nossa vida, como pessoas e como profissionais”, disse.

Sobre a perspectiva para este primeiro semestre de atividades da Escola do Legislativo, Geanne comentou que a Escola vem se preparando para o desafio de se tornar, uma escola de ambiente virtual, com cursos e eventos gratuitos e online. “Este é um novo momento, em que os verdadeiros líderes devem adequar-se para trabalhar e passar conhecimento pela plataforma online, e muitos em home office. Esse tipo de trabalho e de ensino já seriam uma realidade em poucos anos, e a pandemia veio para adiantar esse momento. Agora, nosso maior desafio é lidar com o outro com mais humanidade, estimulando habilidades como a adaptação, a resiliência, a flexibilidade, focando também na produtividade”, enfatizou Geanne.



A palestra


Especializado em psicologia clínica, saúde mental e comportamental humana, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marcelo Pardo comentou que sua palestra irá abordar sobre a saúde emocional em tempos de pandemia, o equilíbrio emocional em situação de estresse, os sintomas psicológicos mais presentes neste período, a utilização de ferramentas psicológicas para a manutenção do equilíbrio emocional, e a importância do processo psicoterápico para os pacientes que não conseguirem, por si, dar conta do processo de luto ou de sintomas como ansiedade e depressão, que são os mais comuns neste período.

“O tema que me foi proposto foi abordar a questão das atividades humanas e da saúde mental humana neste período global de pandemia, por uma perspectiva de esperança e de otimismo. Esse tema parece simples, mas ele nos remete a muita complexidade acadêmica, pois as palavras otimismo e esperança nos dão a ideia de estarmos com uma perspectiva de segurança e de recomeço, e lamentavelmente sabemos que as informações e os números da pandemia que recebemos diariamente ainda dão pouco espaço para essa perspectiva. Como ser otimista e esperançoso em momentos como este? É sobre isso que falaremos na palestra”, explicou o psicólogo.

Via Diretoria de Comunicação Aleam

Postagem Anterior Próxima Postagem