A Sessão Plenária desta quarta-feira (10) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi movimentada pelos debates entre os deputados e deputadas, que trataram de temas como a necessidade de implementação da Polícia Penal do Estado, além de temas relacionados ao interior e a vacinação contra a Covid-19.

O deputado Wilker Barreto (Podemos) lembrou que, na última terça-feira (9), a Aleam aprovou a convocação do Coronel QOPM Marcus Vinícius Oliveira de Almeida, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) a dar explicações dos motivos de ainda não ter posto em execução a criação da Polícia Penal, Projeto aprovado pelo Poder Legislativo no ano passado.

Também com foco no servidor público, o deputado Cabo Maciel (PL) falou sobre o Abono Fardamento, que é anualmente pago aos Policiais e Bombeiros Militares, e que até o presente momento não foi realizado. “Estamos buscando um entendimento com a Casa Civil do Governo para que esse auxílio seja direcionado aos militares do Amazonas”, afirmou.

Na defesa da exploração sustentável dos recursos minerais do Amazonas, o deputado Fausto Jr. (MDB) se juntou ao grupo dos parlamentares que defendem a nova Lei do Gás, afirmando que é preciso se posicionar e quebrar o monopólio da sua exploração.

O parlamentar falou também sobre o potencial mineral do Amazonas, citando o as reservas de potássio, no município de Autazes (distante 113 km de Manaus em linha reta), e de nióbio no Alto Rio Negro, entre outros. “Acompanhei o desenvolvimento que aconteceu no Médio Solimões, durante a obra do gasoduto Coari-Manaus em todas as cidades da região e todo esse investimento foi privado, sem um centavo do Governo”, relembrou.

O problema de infraestrutura nas estradas e rodovias do Estado foi tema do discurso do deputado Álvaro Campelo (Progressistas), que voltou a falar da situação em que se encontra a rodovia AM-010, interligando Manaus a Itacoatiara (176 km). “Acidentes têm acontecido diariamente por conta desses buracos”, relatou.

Sobre o andamento da vacinação frente à pandemia, o deputado Serafim Correa (PSB), mostrou alguns gráficos com dados da vacinação do Amazonas. “Nossa vacinação é a mais avançada no país, entretanto caminhamos aos solavancos”, analisou.





Via Diretoria de Comunicação da Aleam
Postagem Anterior Próxima Postagem