13 dos 15 Amazonenses que foram transferidos para Santa Maria receberam alta e passam bem


Na manhã de ontem (01), teve alta do Hospital Regional, a 13ª amazonense que veio a Santa Maria em busca de tratamento para a Covid-19. Onélia Pantoja de Farias, 67 anos, chegou a cidade em 2 fevereiro, junto de outros 14 pacientes que também buscavam atendimento contra o Coronavírus.

Desses 28 dias, os 20 primeiros foram passados na UTI, enquanto os oito últimos foram na enfermaria. O único familiar que acompanhou Onélia nessa jornada foi o filho, Igson Farias, 33, que viajou em voo comercial para estar ao lado da mãe durante todo o período.

Igson se diz grato a todo o acolhimento recebido pelos profissionais que atuaram dia e noite pela vida da mãe dele:

- A recepção técnica e emocional fez toda a diferença para a recuperação. Só temos a agradecer a eles e a Santa Maria.

Ele conta que a transferência para o sul foi repentina, mas necessária devido a ocupação dos leitos em Manaus

- O hospital local não tinha mais leitos de UTI. Graças a Deus, o Ministério da Saúde e o Estado do Amazonas encontraram uma solução. Somos privilegiados em termos essa oportunidade que nem todos tiveram - diz, o filho

Dona Onélia ficará na cidade até quarta-feira, quando viajará de volta a Manaus. Ela está hospedada em um hotel, onde espera enquanto se recupera um pouco mais. A Idosa ficou com sequelas de cansaço e seguirá em acompanhamento por 30 dias e sob medicação de remédio anticoagulante.

Nas primeiras horas após a saída do hospital ela dedicou a responder a todas as pessoas que escreveram para ela durante o mês de fevereiro. E claro, a vídeo-chamada com a família não poderia faltar.

- Estou feliz por tudo. Pela vida, por poder ver meus filhos e neto, e por estar voltando para casa - comenta Onélia emocionada.

Ela ainda planeja quando o cenário atual for superado, retornar a Santa Maria, para conhecer o que a cidade cultura tem de melhor. Por enquanto, mesmo em casa, a situação será de cuidado e visitas somente para familiares.

Com fé, ela espera que Deus derrame bençãos ao Hospital Regional e as pessoas que cuidaram dela e Santa Maria.


TRANSFERÊNCIA

Em 2 de fevereiro, o avião da Força Aérea Brasileira (Fab) trouxe a Santa Maria, 15 pacientes infectados com a Covid-19. Eles ficaram internados no Hospital Regional, onde receberam tratamento intensivo. Dona Onélia se junta a outros 12 que já receberam alta. Restam ainda 2 pacientes que seguem na UTI.


Saiba mais:
Covid-19: Amazonenses transferidos para fora do Amazonas se recuperam melhor e mais rápido

Postagem Anterior Próxima Postagem