Se você quer saber como incentivar a criança a ler, então saiba que estimulá-la a tomar gosto pela leitura desde cedo fará toda a diferença em sua vida adulta. Além de melhorar o processo de aprendizagem, ter afinidade com os livros ajuda no desenvolvimento do cérebro.

Crianças que leem são mais criativas, têm mais capacidade de concentração e memorização, são mais curiosas e amadurecem mais rápido. Mas como incentivar a criança a ler? Bom, esse é um enorme desafio, principalmente em um mundo tão tecnológico como o nosso.




Leia para a criança


Uma excelente forma de incentivar a criança a ler desde a primeira infância é ler para ela todos os dias. Você pode criar esse hábito de pegar um livro e ler algumas páginas antes de ela dormir. Ele terá curiosidade de saber o restante da história e ainda ficará ansioso para conhecer o mundo literário.

Além disso, quando você lê para uma criança, está dando o exemplo de que livros são divertidos. Entrar no mundo da fantasia, imaginando cenários e personagens aguça a curiosidade e criatividade da criança. Isso pode servir como um estímulo para que ela cresça com interesse pelos livros e pelo mundo da leitura.




Reserve o momento da leitura no seu dia a dia


Para a criança ter o hábito de ler é preciso criar uma rotina de leitura. Então, tenha um dia e horário estabelecido, que deve ser dedicado exclusivamente, aos livros. Esse programa pode ser feito pela família inteira e os pais podem escolher livros para eles e para as crianças.

Vocês podem também ler os mesmos livros e depois discutir as histórias. Cada um conta o que aprendeu e fala sua opinião sobre o roteiro, os personagens e qual seria o desfecho da história se vocês fossem os autores da obra. Além de incentivar a criança a ler, ter um momento específico para a leitura é uma forma de unir os vínculos familiares.



Diversifique as opções de leitura

Se você está buscando um jeito de incentivar a criança a ler, não se prenda apenas aos livros. Histórias em quadrinhos também são um excelente incentivo para os pequenos tomarem gosto pela leitura. Quando ainda são muito novas, as gravuras e enredos de heróis chamam bastante a atenção. Então, comece por aí.

Os livros infantis, que têm histórias ilustradas, também devem ser utilizados como ferramenta de incentivo para a criança gostar de ler. Isso porque os desenhos estimulam a imaginação dos pequenos, que terão mais facilidade de visualizar o cenário onde ser passa o enredo do livro.


Monte um canto para a leitura

Que tal montar uma biblioteca em casa para a criança? Não precisa ser um espaço grande ou ter uma estante cheia de livros, mas basta que seja um cantinho no qual ela terá toda a privacidade e conforto para se dedicar ao seu tempo de leitura.

Também não é necessário comprar vários exemplares. Você pode montar o cantinho da leitura com livros emprestados ou da biblioteca pública de sua cidade. O espaço pode ser montado com uma poltrona confortável ou até mesmo com um carpete no chão. Então, na hora da leitura, todos se sentam no mesmo lugar para ler suas histórias prediletas.



Esteja atento à faixa etária


Existem livros voltados para crianças de faixas etárias diferentes. Então, na hora de escolher um exemplar, leve em conta a idade de seu filho. A história da Harry Potter é amada pelas crianças, mas o livro é muito extenso e complexo para quem está com 5 ou 6 anos de idade.

Histórias como da Branca de Neve e Alice no País das Maravilhas podem já ser um pouco desinteressantes para crianças maiores, com 11 ou 12 anos de idade. Portanto, não levar em consideração a faixa etária do seu filho pode causar um efeito contrário e fazer com que a leitura não consiga prendê-lo.



Observe qual o gosto literário da criança


Como incentivar a criança a ler se você não observar quais os seus gostos? Se seu filho prefere histórias de super-heróis, dê preferência para as revistinhas em quadrinhos e vá acrescentando outros livros aos poucos.

Meninas costumam ter mais interesse em histórias de princesas, mas isso não é uma regra. Elas podem gostar também de ação e enredo de aventura ou de magia. Então, observe as preferências de seu filho e respeite o gosto deles. Dessa forma, eles vão “devorar os livros” com prazer e não ler apenas por obrigação.




Use a tecnologia a seu favor



As crianças gostam muito de tecnologia como tablets, computadores e celulares. Isso é ruim apenas quando os pais não sabem dosar o uso desses recursos e não monitoram o que os filhos fazem quando estão usando esses dispositivos, porque quando bem-utilizados, são bastante benéficos para o desenvolvimento das crianças.

Você pode baixar e-books no tablet e dar para a criança ler ou comprar um dispositivo próprio para a leitura de livros virtuais. Além de ser específico para esse fim, o leitor virtual conta com uma tecnologia que evita o cansaço visual, o que permite à criança ficar na frente da tela por mais tempo e sem danos aos olhos.

Essas são apenas algumas dicas de como incentivar a criança a ler. Você pode usar a criatividade e adotar outras práticas. Mas lembre-se de que, quanto mais cedo a criança tomar gosto pela leitura, melhores serão seus resultados na escolha, em todas as disciplinas. Além disso, o contato com os livros vai ensinar seus filhos a ter uma visão diferente do mundo e desenvolver habilidades importantes como a empatia.

Via FV
Postagem Anterior Próxima Postagem