Na Sessão Plenária desta quarta-feira (16), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou o Projeto de Lei nº 31/2020, de autoria da deputada Joana Darc (PL), que incentiva as empresas e instituições públicas e privadas a fixarem cartazes informativos que destacam a importância do descarte consciente de cartuchos e toners no Amazonas.

O projeto foi uma sugestão apresentada pelo Conselho Criativo da Comissão de Meio Ambiente, Proteção Aos Animais e Desenvolvimento Sustentável, presidida por Joana Darc.

“A maioria das pessoas quando adquire esse produto, ela descarta de qualquer jeito e quando isso vai para o lixo comum gera prejuízos ambientais e para saúde humana”, afirmou a parlamentar.

Muitos fabricantes já adotaram políticas de reciclagem dos produtos para evitar o descarte irregular de cartuchos e toners que poluem o meio ambiente. A Samsung, por exemplo, possui um sistema de coleta agendada através do projeto Planet First que recolhe os cartuchos usados em impressoras ou multifuncionais da Samsung. Para isso é necessário fazer um cadastro e preencher o formulário no site da fabricante. Tudo é feito sem nenhum custo.

Para não burocratizar o empreendedorismo, a fixação de lixeiras e dos cartazes informativos é facultativo e não obrigatório, visando o incentivo a reciclagem nestas instituições, o projeto agora segue para sanção governamental.

Via Assessoria de Imprensa
Em tempos de "censura" com o jornalismo independente precisamos da ajuda do nosso leitor para nos manter online. Agora você pode apoiar o Amazon Presse através do PIX: 32.688.550/0001-31. Colabore!
Postagem Anterior Próxima Postagem