Para contribuir com a redução do índice de mortalidade materna no Amazonas, a presidente da Comissão de Saúde e Previdência (CSP) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Dra. Mayara Pinheiro (PP), vai realizar um seminário virtual sobre o tema na próxima sexta-feira (4) e terá a participação do Ministério da Saúde.

A média nacional de mortalidade materna é de aproximadamente 50 mil casos e aqui no Estado esse número dobra. A parlamentar acompanha a situação desde o início do mandato e tem desenvolvido um trabalho para redução desse índice no Estado, como a criação do Programa Sentinela da Vida que vai monitorar e identificar casos de morbidade materna – complicações que ocorrem durante a gestação, parto ou puerpério e contribuem para mortalidade. Na maioria dos casos, o óbito pode ser evitado se houver acompanhamento.

“É uma estratégia viável de vigilância e intervenção evitando que vidas sejam perdidas e, consequentemente, contribuindo para a redução desse indicador no Estado do Amazonas”, disse à época.

Ano passado foi realizado um evento voltado apenas para morbidade e este ano será direcionado ao óbito. O seminário vai contar com a presença da assessora técnica de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Dra Maria Gerlívia de Melo Maia Angelim; a presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Rosemary Pinto; o Comitê Estadual de Mortalidade Materna de Pernambuco, dra. Sandra Valongueiro Alves; a coordenadora do Comitê Municipal de Prevenção do Óbito Materno, Infantil e Fetal de Manaus, Sonja Farias; a secretária executiva adjunta de Políticas Públicas, Enfª Nayara Maksoud; e o gerente de Maternidade da SES-AM, enfº Edilson Albuquerque.

Abertas para o público em geral, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas apenas com preenchimento do formulário no link: https://forms.gle/kc9ZMz5KFEcgmWk16. Será emitido certificado de 4 horas complementares.

Via Assessoria de Imprensa
Postagem Anterior Próxima Postagem