Que o ano de 2021 seja bastante promissor para a população do Amazonas em especial para os produtores rurais do Distrito de Novo Remanso, no município de Itacoatiara (a 176km de Manaus), que no último dia 6 de novembro, tiveram publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) a Lei nº 5.306, que declarou o abacaxi de Novo Remanso como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas, a declaração é do deputado estadual Cabo Maciel (PL) parabenizando os produtores de abacaxis do município.

“Inegavelmente, o abacaxi do Amazonas, sobretudo do Novo Remanso, tem uma baixa acidez e é um produto diferenciado, muito doce, reconhecido pelo consumidor do Amazonas”
, ponderou Maciel.

Para o deputado Cabo Maciel, que é membro titular da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a publicação da Lei é um motivo de orgulho para os amazonenses que apreciam o abacaxi. Além de ser um reconhecimento que vai estimular o produtor, cada vez mais procurar aprimorar a prática de manejo adequado para o cultivo do fruto que agrega valor e garante qualidade ao consumidor.

De acordo com Cabo Maciel o selo de Indicação Geográfica (IG) é um reconhecimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), publicado na “Revista da Propriedade Industrial”, edição nº 2.579, que chegou como um incentivo para a Associação dos Produtores de Abacaxi da Região de Novo Remanso (Encarem). O registro engloba o cultivo do fruto nas localidades de Novo Remanso e Vila do Engenho, em Itacoatiara; Santa Luzia da Manápolis, zona rural de Rio Preto da Eva; e São Francisco do Caramuri, zona rural de Manaus. As informações são da Encarem.

A safra em 2019 foi de 700 mil frutos produzidos. Entre janeiro e junho de 2020, foi feita a colheita de 500 mil abacaxis. Para o ciclo de 2021, o volume estimado é de 1,2 milhão. A expansão do cultivo e o célere escoamento são resultados dos incentivos do Governo do Amazonas para o fomento da produção na localidade, concluiu.

Via Assessoria de Imprensa  
Postagem Anterior Próxima Postagem