O deputado estadual Felipe Souza (Patriota), acrescentou a um Projeto de Lei (PL) que trata do Estatuto da Pessoa com Câncer, a obrigatoriedade de acompanhamento psicológico a todos os pacientes ativos no tratamento do câncer nas unidades de saúde pública estadual e conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas.

De acordo com o texto, assim que diagnosticada a doença, os pacientes já deverão ser encaminhados a esse serviço, nas unidades de saúde pública mais próximas a suas casas.

Receber o diagnóstico de uma doença como o câncer não é fácil, mexe com a vida da pessoa e de quem está ao seu redor. Por isso é fundamental o acompanhamento de um psicólogo. Esse profissional ajuda o paciente a entender suas próprias emoções, a processar essa nova fase da vida e a enfrentar a doença e as mudanças associadas a ela”, declarou Felipe.

As alterações feitas pelo parlamentar no PL nº 4.679/2018, irá para votação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e, caso aprovada, entrará em vigor a partir da data de sua publicação.

Via Assessoria de Imprensa
Postagem Anterior Próxima Postagem