De acordo com a Repórteres sem Fronteiras (RSF), o Brasil ocupa o 107º lugar de 180 no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa 2020

Caso foi destaque no site da RSF (Foto: Reprodução)



Ao tomar conhecimento sobre as agressões e ameaças sofridas pelo jornalista Alex Braga, na última quinta-feira (23), A Repórteres sem Fronteiras (RSF), organização internacional de imprensa, solicitou, nesta terça-feira (28), que as autoridades “conduzam a apuração do caso de forma eficiente e transparente, de modo a identificar e responsabilizar agressores e eventuais mandantes”.

De acordo com o diretor do escritório da RSF na América Latina, Emmanuel Colombié, “assegurar proteção e segurança para que jornalistas possam realizar o seu trabalho, fundamental para o bom funcionamento da democracia e ainda mais importante em meio à crise sanitária, também é responsabilidade da esfera pública“. Ainda de acordo com a publicação, o Brasil ocupa o 107º lugar de 180 no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa 2020 elaborado pela Repórteres sem Fronteiras.



A organização


Dotada de um estatuto consultivo na Organização das Nações Unidas, na Unesco, no Conselho da Europa e da Organização Internacional da Francofonia (OIF), RSF é uma organização independente sediada em Paris. Seus seções no estrangeiro, seus escritórios em dez cidades, entre as quais Bruxelas, Washington, Berlim, Túnis, Rio de Janeiro ou Estocolmo, e sua rede de correspondentes em 130 países lhe conferem uma forte capacidade de mobilização e de intervenção, para além de uma influência tanto no terreno como nos ministérios e nos lugares onde são redigidas as normas sobre a imprensa e a internet.



O caso

O jornalista Alex Braga, apresentador do programa AMAZONAS DIÁRIO, do GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (GDC), foi alvo de um atentado, na noite de quinta-feira (23), após deixar a sede da empresa. O carro do comunicador sofreu uma forte colisão proposital na traseira, por volta das 21h15, na Avenida Djalma Batista, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus. Ao sair do carro para ver o ocorrido, Alex foi agredido a socos por homens armados.

Via D24AM
Postagem Anterior Próxima Postagem