Dois municípios do interior do Amazonas realizaram testes em massa, como resultado de um protocolo rígido de segurança para trabalhadores de serviços essenciais na área. Foram feitos quase 500 testes em apenas dois dias. Isso levou a um acompanhamento clínico mais apurado dos casos na região.

Além dos testes realizados por empresas que operam nos municípios, outros testes foram doados às prefeituras para serem realizados no sistema público de saúde. Na visão dos especialistas, esta é a melhor maneira de identificar e isolar possíveis focos assintomáticos e conter a proliferação, o que coloca cidades com esse patamar na vanguarda do combate ao Covid-19.

A identificação evita o maior problema que é o da subnotificação, que acontece em vários municípios. Depois do diagnóstico, os detectados como portadores do vírus vão a isolamento imediato e acompanhamento médico. Uma nova bateria de exames para identificar curados deve ser realizada após o período de 7 dias, segundo o protocolo internacional.
Postagem Anterior Próxima Postagem