A subnotificação de casos da Covid-19 em Manaus que foi denunciada no plenário virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pelo deputado Fausto Jr. (PV), pôde ser comprovada por meio de dados divulgados em matéria publicada no jornal O Globo, desta segunda-feira (4). O conteúdo jornalístico aponta que 30% das mortes que foram registradas nos últimos dias em Manaus aconteceram em casa.

Fausto Jr. já cobrou do Governo do Estado que combata a situação, para que a população tenha conhecimento real do crescimento de casos do novo coronavírus. “Com os números reais da pandemia será possível montar estratégias para combater a doença na capital e interior, bem como levar atendimento médico especializado aos pacientes”, afirmou.

De acordo com a matéria do O Globo, em abril mais de 2 mil pessoas morrem em Manaus, 300% a mais frente ao período sem pandemia. “Pessoas estão morrendo e sequer fizeram exames. Isso confirma que os casos estão subnotificados”, alertou Fausto Jr.



Em números

A publicação mais recente feita pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), nas redes sociais, aponta o aparecimento de mais 621 casos registrados no último domingo (3). Ao todo, segundo a FVS, o Amazonas tem 6.683 casos registrados, 346 pacientes estão internados e 548 vieram a óbito.



Intervenção Federal

Frente ao colapso na saúde do Estado, a Aleam aprovou pedido de intervenção federal, que não teve apoio do Governo do Estado. Recentemente, a Aleam divulgou Carta Aberta ao povo do Amazonas e ao Ministério da Saúde, reafirmando a necessidade da medida.

No último final de semana, o ministro da Saúde chegou a Manaus para verifica in loco a situação. Nelson Teich e o secretário executivo Eduardo Pazzuelo, trouxeram o reforço de 267 profissionais da saúde e mais de 200 mil máscaras cirúrgicas e 17 mil máscaras N95 para os profissionais de saúde, além de medicamentos, respiradores mecânicos, cilindros de oxigênio e álcool em gel.

A atenção mereceu parabenização e agradecimentos do presidente da Assembleia do Amazonas, deputado Josué Neto (PRTB), ao presidente da República Jair Messias Bolsonaro. O parlamentar é um dos autores do pedido de intervenção federal e destacou como o Governo Federal tem sido fundamental no combate a pandemia no Amazonas.





Via Diretoria de Comunicação da Aleam

Foto: Elisa Garcia Maia
Postagem Anterior Próxima Postagem