A iniciativa de modernização dos serviços ofertados à sociedade pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) deve avançar significativamente no primeiro semestre de 2020. Em videoconferência realizada no início do mês de abril, representantes da Autarquia, do Ministério da Economia e da Secretaria-Geral da Presidência da República alinharam ações voltadas ao Plano Digital da Suframa, o que deve gerar novas oportunidades aos usuários dos serviços da Autarquia a partir do uso de tecnologias digitais.

O Plano Digital da Suframa está previsto para ocorrer em três etapas: a de Transformação Digital de Serviços, a de Interoperabilidade e Análise de Dados e a Consolidação de Canais Digitais.


A primeira etapa consiste na automatização da oferta de serviços por meio do chamado "balcão digital", no qual todas as demandas que não envolvam qualquer fase de inspeção ou visita in loco poderão ser efetuadas pelo portal "gov.br", pelo qual os usuários poderão efetuar as solicitações, acompanhar o andamento dos processos e receber os resultados.


Nos próximos três meses, algumas ações ligadas à Superintendência Adjunta de Projetos (SPR) relacionadas a projetos industriais - como a inclusão de componentes na lista de insumos da Suframa e outros 15 serviços sob responsabilidade da SPR - farão parte do processo de transformação digital. A partir de junho, os trabalhos serão concentrados nas atividades correlatas à Coordenação-Geral de Gestão Tecnológica (Cgtec), com foco nos serviços inerentes a processos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).



Já a segunda etapa 


Interoperabilidade e Análise de Dados 

deve propiciar a integração das bases de dados de diferentes órgãos e entidades públicas, com vistas a simplificar os processos de solicitações e análises de serviços no âmbito governamental, dando maior celeridade aos processos. 

Com a Consolidação de Canais Digitais, a terceira etapa proposta, será realizada a unificação dos canais governamentais no portal "gov.br". É neste momento que deve ser feita a migração do site da Suframa (site.suframa.gov.br) para o portal único do governo federal, com previsão de ocorrer já neste segundo trimestre de 2020. Na ocasião serão integrados logins de sistema da Suframa ao login único do "gov.br", o que também deve permitir que todos os usuários dos serviços prestados pela Autarquia possam avaliar a Superintendência, uma forma de aperfeiçoar o atendimento ao público por parte da Suframa.

Para o Plano Digital da Autarquia, foi destacado o Superintendente Adjunto de Operações, Luciano Tavares, para atuar como gestor, e o servidor Marcus Benfica, que será o gerente da ação.

O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, observou que "o Plano Digital está alinhado ao que a atual gestão tem buscado, que é modernizar os trabalhos da Autarquia para reduzir a burocracia nos serviços ofertados à sociedade, além de promover melhorias de acesso e dar celeridade para aqueles que necessitam dos serviços da Suframa".

Via Assessoria de Comunicação da Suframa
Postagem Anterior Próxima Postagem