A reunião virtual entre a secretária de Saúde (Susam), Simone Papaiz, e os deputados estaduais ocorrida nesta quarta-feira (22) pelas plataformas virtuais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), começou às 15h40 e entrou pela noite.

Os deputados fizeram questionamentos à secretária sobre as ações que o Governo do Estado está realizando em combate à pandemia do novo coronavírus. Após isso, a Sessão foi suspensa por cinco minutos para organização das perguntas. No retorno, Simone apresentou um plano de contingenciamento elaborado por técnicos da secretaria, antes de ela assumir o posto de titular da Susam.

O deputado Felipe Souza (Patriota) fez três perguntas, sobre quantos leitos de UTI com respiradores temos nos hospitais públicos e se já estão todos ocupados, quantos respiradores foram encomendados ou comprados pelo governo do Estado e qual a previsão de chegar e se estão tratando a população com cloroquina ou hidroxicloroquina desde o início, quando é diagnosticada a doença e quanto o estado tem de reserva do medicamento. Porém o centro da discussão foi a questão dos respiradores.

Diante das respostas da secretária, de que o Estado ainda aguarda liberação do Ministério da Saúde para aquisição de respiradores, o parlamentar ressaltou que o Amazonas não tem nenhum respirador comprado. Felipe questionou o fato de estarmos há mais um mês vivendo a pandemia e vendo o sistema de saúde do Amazonas colapsar mais a cada dia e ainda estarmos pedindo autorização do Governo Federal para adquirir esses respiradores. E soltou, “falta ação, atitude, gestão e até boa vontade, não é política, não é questão de ser situação ou oposição, é questão de ser humano, são vidas que estão em jogo. É isso que reclamo todos os dias e muitas vezes não sou compreendido”, criticou.

Sobre a quantidade de medicamentos disponíveis no Estado Simone afirmou, 50.000 Cloroquina e 10.320 Hidroxicloroquina, doação de uma indústria farmacêutica. Felipe finalizou a fala agradecendo Simone e apelando a Deus, dizendo que estamos dependendo mesmo é de um milagre e milagres só Deus pode fazer.

Via Assessoria de Imprensa 
Postagem Anterior Próxima Postagem