O deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos) apresentou requerimento, na Sessão virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) dessa terça-feira (14), solicitando ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), a inclusão da estrutura do Hospital Beneficente Portuguesa para auxiliar a rede pública no atendimento à população nesse momento de crise.

Segundo o parlamentar, hoje o hospital dispõe de 30 máquinas para hemodiálise com capacidade para atender 130 pacientes da rede pública. Atualmente, esse serviço é prestado no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, que assim como as demais unidades que são porta de entrada de pacientes com Coronavírus e outras enfermidades, está sobrecarregado.

Fraxe destacou, ainda, que a Beneficente também conta com o serviço de Hemodinâmica oferecido ao Estado pela tabela do Sistema Único de Saúde (Sus), além da capacidade para aumentar e equipar de 15 a 20 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), o que seria possível com o pagamento das faturas do contrato que o Estado possui com o hospital, atrasadas há 8 meses e que somadas totalizam pouco mais de R$ 5 milhões.

“Não podemos abrir mão dessa estrutura da Beneficente Portuguesa. Qualquer desafogo que a gente pode fazer nos SPAs – Serviço de Pronto Atendimento -, nos prontos-socorros, é importante para ajudar a população da capital e do nosso Estado nesse momento pelo qual estamos passando”, enfatizou o deputado.

O requerimento apresentado pelo parlamentar teve adesão de todos os deputados presentes à Sessão Virtual desta terça-feira.

Via Assessoria de Imprensa 
Postagem Anterior Próxima Postagem