Delegado Péricles vota por intervenção federal na saúde do Amazonas



O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) criticou a postura adotada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) em manter sigilosas todas as ações tomadas em relação ao combate ao Coronavírus no Estado. Segundo o parlamentar, requerimento foi apresentado por ele solicitando que todos os contratos e medidas tomadas neste momento pelo executivo estadual sejam apresentados ao parlamento.

"É preciso parar de tapar o sol com a peneira. O governo federal tem tomado medidas efetivas que em momento algum o estado tomou. Estive em reunião com MP (Ministério Público do Estado do Amazonas), MPF (Ministério Público Federal) , Defensoria Pública e todos foram uníssonos: ninguém sabe o que está sendo feito. Nenhuma informação. A Susam é uma caixa preta", denunciou.


De acordo com o deputado estadual, o Amazonas tem sido o único a não dar a transparência devida aos atos durante pandemia. "O comitê de crise em outros lugares é composto por Assembleia, sociedade civil, médicos, judiciário, MP e TCE. Aqui tudo é fechado em órgão do governo do estado. Isso não pode acontecer. Todos nós aqui temos conhecidos, amigos, familiares que já foram, são ou serão vitimados por esse vírus. Não podemos ficar sem gerenciamento de crise", continuou.


Péricles aproveitou discurso, ainda, para reforçar a urgente necessidade de ordenamento no atendimento à população que tem procurado as unidades de saúde. "Não dá mais pra acontecer o que vemos hoje. O atendimento aos pacientes com covid precisam ter atendimento centralizado em hospitais específicos. Por falta de gestão e estrutura, todos têm lotado todas as UBS e hospitais da cidade, expondo pessoas que estavam lá por outro motivo e que por estarem com imunidade baixa, também acabaram contaminados e morreram por covid. Não podemos continuar assim", concluiu.


O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) apresentou requerimento e votou favorável à intervenção federal na saúde do Amazonas. De acordo com o parlamentar, a ausência de gestão adequada diante da pandemia do Coronavírus no Estado o levou a optar por pedido de atenção e atuação imediatas do governo federal.


"Nossa saúde está visivelmente sem rumo. Nossos profissionais estão adoecendo e morrendo na linha de frente. Nossa população está distribuída em toda a cidade sem saber onde de fato há estruturada adequada para atendê-la. E só o que temos é 'zero informação'. O governo do estado tem guardado sigilo sobre tudo que diz respeito às medidas, contratos e utilização de recursos recebidos. É preciso gestão maior neste momento . É de vidas que estamos falando. Das nossas e dos nossos queridos amigos e familiares. Não podemos esperar", disse o parlamentar.


Para Delegado Péricles, uma atuação técnica e efetiva do governo federal junto aos órgãos de saúde do Estado é capaz de minimizar os efeitos desastrosos que o coronavírus já traz não só à capital, mas ao interior do Amazonas. "Quando falo de intervenção federal, falo de tomada técnica de ações efetivas, de transparência de atos junto aos poderes e à sociedade civil. Falo de especialistas capazes de gerenciar uma crise que cresce a cada dia. Precisamos desse apoio e ele deve vir na forma de intervenção. Acredito na sensibilidade do presidente Jair Bolsonaro que, por meio do Ministério da Saúde, já se mostrou disposto e eficiente no sentido de apresentar reforços e combater o avanço do vírus no Estado", concluiu.

Via Assessoria de Imprensa 
Postagem Anterior Próxima Postagem