Reparo de infraestrutura próximo a estação de uma operadora e o rompimento de cabos causaram interrupção de serviços, segundo revendedor de sinal de empresa.


O sinal de telefonia e internet de algumas operadoras apresenta oscilação em Manaus após problemas em redes de transmissão dos serviços, segundo revendedores de sinais de empresas, nesta quarta-feira (4). Um reparo de infraestrutura próximo a estação de uma operadora, no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus e o rompimento de cabos causaram a interrupção nos serviços de internet de diversos clientes de telefonia móvel, banda larga fixa e corporativo.


Segundo um revendedor de sinal de uma empresa provedora em Manaus, que preferiu não se identificar, a operadora realiza o reparo desde a última sexta-feira (29), por volta das 21h. O reparo, que segundo ele era um serviço programado, se estendeu por vários dias e ainda existem atividades sendo realizadas diariamente no local até esta quarta-feira (4).


Em conjunto com o problema da operadora TIM, o revendedor de sinal de telefonia e internet informou ainda que outros problemas com o backbone - "espinha dorsal" que é uma rede principal que interliga as operadoras Tim e Vivo - do Amazonas com o Pará, entre a cidade de Pacajá e Anapú aconteceram.


Outros eventualidades em redes principais utilizadas em parceria com as outras operadoras também aconteceram e causaram oscilações nos serviços para os usuários. No setor, é comum que se compartilhe infraestrutura de backbone, segundo o revendedor de serviço de telefonia e internet.


"Para terminar a sequência de eventos, Manaus quase tem apagão de Internet, pois o cabo Manaus - Porto Velho também rompeu próximo ao município de Careiro da Várzea, deixando a Vivo sem o serviço de dados 4G, sem telefonia celular e sem o serviço de banda larga fixa e empresarial", disse.


O G1 entrou em contato com as operadoras que apresentaram oscilação no sinal devido aos ocorridos para saber as medidas que são tomadas e uma previsão para normalização e aguarda resposta.


A TIM informou que alguns dos clientes da operadora podem ter enfrentando dificuldades de acesso aos serviços de telefonia móvel e fixa (TIM Live), na noite desta quarta-feira (04), em razão de rompimento de cabos de fibra óptica. "Técnicos trabalharam rapidamente na ocorrência, restabelecendo os serviços ainda nesta noite", informou.


A Vivo afirmou que alguns clientes no município de Manaus podem ter encontrado dificuldades para utilizar os serviços de dados entre 14:46 e 17:10 e entre 18:10 e 23:38 desta quarta-feira (4) devido ao duplo rompimento de cabos ópticos provocado por obras de terceiros. Os serviços de voz não foram impactados. Assim que a falha foi detectada, a operadora mobilizou equipes que atuaram para efetuar os reparos no menor prazo possível.


Via G1 
Postagem Anterior Próxima Postagem