Um programa inédito de cirurgias para pacientes ostomizados será implantado na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) a partir do direcionamento de recursos no orçamento estadual deste ano feito pelo deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD). O parlamentar esteve na unidade na terça-feira, 3 de março, para formalizar a entrega de uma emenda impositiva de R$ 300 mil que viabilizará a realização dos procedimentos.

O novo programa irá ofertar cirurgias de reconstrução do trânsito intestinal para que pacientes usuários de bolsas de colostomia sejam reabilitados e voltem à vida normal. A ostomia é realizada quando há necessidade de construir um novo trajeto para eliminar fezes ou urina do organismo após algum trauma ou condição patológica que impeça o fluxo normal.

“A situação dos pacientes ostomizados é um problema sério em Manaus e no interior porque muitos deles passam do tempo certo de fazer a cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal. Isso acaba impondo ao paciente ficar com a bolsa de colostomia para o resto da vida. Esse novo programa vai agilizar as cirurgias e evitar que isso aconteça”, explicou Ricardo Nicolau.


De acordo com o diretor do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) da FHAJ e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Sidney Chalub, as cirurgias de reconstrução intestinal ainda não são realizadas no Amazonas e o programa a ser custeado pela emenda parlamentar poderá beneficiar, de imediato, ao menos 100 pessoas ostomizadas de todo o Estado.


“Este é um projeto pioneiro que vai trazer muito mais que um tratamento especializado. Vai trazer dignidade porque as pessoas vão poder voltar para sua vida normal, vão poder trabalhar, voltar ao convívio social. O deputado Ricardo Nicolau teve uma iniciativa visionária ao se preocupar com essa parcela da população que tanto precisa ser atendida”, afirmou Chalub.


O diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes, afirmou que, além das cirurgias para ostomizados, a verba proveniente da emenda também irá reforçar outros setores da unidade. “Temos necessidades das mais diversas aqui no hospital e esta emenda chega num momento muito oportuno porque vamos conseguir viabilizar processos cirúrgicos, atendimento ambulatorial e equipamentos”, pontuou.


Via Agência Brasil
Postagem Anterior Próxima Postagem