Na manhã desta quarta-feira (11), no auditório Senador João Bosco da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), cerca de 100 alunos da Escola Estadual Frei Silvio Vaghegi, localizada no Centro de Manaus, assistiram a uma palestra sobre Educação Cidadã e elegeram, ao final, duas alunas para representarem a escola no programa Parlamento Jovem.

Conceitos como democracia, direitos e deveres do cidadão, participação política e o papel dos três poderes foram alguns dos temas abordados pela pedagoga Josy Martins, servidora da Aleam. Segundo ela, o Parlamento Jovem tem ajudado a disseminar conceitos importantes aos jovens. “A palestra consiste em mostrar ao jovem o papel dele na sociedade, principalmente, desvinculando a imagem negativa que ele possui da política, porque quanto mais negativa a imagem que ele tem, menos ele se aproxima”, explicou.

Durante uma semana serão apresentados candidatos que estarão concorrendo as 24 vagas de deputados jovens titulares e suplentes. Os próprios alunos de cada escola escolhem seus colegas representantes, por meio de votação, nas dependências da Escola do Legislativo. Após a semana de eleições, os alunos eleitos serão empossados.

Após a palestra, os alunos elegeram a parlamentar jovem Danne Gabrielle Mori Alves, de 17 anos e sua suplente Elizabeth Soares da Silva, de 18 anos. Segundo Danne Gabrielle, as suas expectativas em relação ao programa são as melhores possíveis. “Espero acompanhar os trabalhos dos parlamentares e definir meu projeto de lei de acordo com o que o jovem necessita nesse momento, porque precisamos muito de recursos para as escolas, esportes e lazer do jovem”, defendeu.



O programa



O programa Parlamento Jovem está na 13ª edição e é uma oportunidade para que jovens cidadãos amazonenses possam conhecer e experimentar, durante dez dias, a jornada de trabalho dos deputados estaduais, passando pela diplomação e exercício de um mandato de deputado, incluindo Sessões Plenárias, elaboração de Projetos e outras atividades parlamentares.

No âmbito estadual, o programa foi criado pela Resolução Legislativa Nº 375/05, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Realizado anualmente, o Programa foi criado pela Aleam em 2008 e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático.





Via Diretoria de Comunicação da Aleam
Postagem Anterior Próxima Postagem