"É muito importante que os indígenas permaneçam nas aldeias e evitem convidar pessoas externas para participar de atividades ou reuniões, a fim de evitar a difusão do vírus. Nós, da Funai, estamos inclusive suspendendo as autorizações para ingresso em terras indígenas como precaução à difusão do vírus", reforçou o presidente



O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, destacou nesta quarta-feira (18), em entrevista ao jornal Brasil em Dia, da TV Brasil, as medidas preventivas adotadas pelo órgão frente à pandemia do novo coronavírus. Entre elas, está a suspensão de autorizações para entrada de pessoas em terras indígenas.

Na ocasião, Xavier também ressaltou que os indígenas devem evitar sair das aldeias. "É muito importante que os indígenas permaneçam nas aldeias e evitem convidar pessoas externas para participar de atividades ou reuniões, a fim de evitar a difusão do vírus. Nós, da Funai, estamos inclusive suspendendo as autorizações para ingresso em terras indígenas como precaução à difusão do vírus", reforçou o presidente.

Outra medida adotada foi a difusão de informações para as unidades descentralizadas da Funai sobre como orientar a população indígena. "Historicamente, nós sabemos que as populações indígenas são mais vulneráveis a infecções por vírus. Nesse sentido, nós difundimos dentre as 225 Coordenações Técnicas Locais e 39 Coordenações Regionais da Funai um material didático, autoexplicativo, de como fazer a orientação e acompanhamento das comunidades nas pontas", pontuou Xavier.

A suspensão, por 30 dias, das autorizações de entrada em terras indígenas foi adotada por meio da Portaria nº 419, de 17 de março de 2020. Segundo o documento, estão suspensas a concessão de novas autorizações, com exceção daquelas necessárias à continuidade de serviços essenciais, como ações de segurança, atendimento à saúde, entrega de gêneros alimentícios, de medicamentos e combustível.



Via Assessoria de Comunicação / Funai
Em tempos de "censura" com o jornalismo independente precisamos da ajuda do nosso leitor para nos manter online. Agora você pode apoiar o Amazon Presse através do PIX: 32.688.550/0001-31. Colabore!
Postagem Anterior Próxima Postagem