O deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) usou a Tribuna do Plenário Ruy Araújo na manhã desta terça-feira (3) para destacar a instalação da ‘Base Arpão’ que faz parte do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras, fruto de parceria entre os Governos Federal e Estadual. Para o parlamentar, a Base irá conter o avanço do tráfico de drogas pelos rios e garantir segurança aos ribeirinhos.

“A ‘Base Arpão’ será instalada em Coari (a 363 km em linha reta de Manaus), na Calha do Médio Solimões e atenderá os municípios de Uarini (565 km), Tefé (523 km), Anori (195 km), Codajás (240 km) e Tabatinga (1.108 km). Além de combater o tráfico de drogas, a base servirá para fiscalizar e monitorar a movimentação de cargas e pessoas do transporte fluvial”, disse o parlamentar.

Bessa aproveitou para informar que já havia solicitado ao Governo Federal uma solução para a falta de fiscalização e insegurança nos rios e o pedido de reativação da ‘Base Anzol’ na região. “Ainda no ano passado protocolei alguns Requerimentos para o Ministério da Justiça e Segurança Pública solicitando o retorno das operações da Base Anzol com sítio permanente em Tefé, tendo em vista a localização estratégica da rota usada pelos traficantes. O Amazonas é o principal Estado da região Norte utilizado como rota do tráfico de drogas e isso acaba refletindo nos municípios, com o aumento de dependentes químicos, guerras entre facções e aumento do índice de criminalidade”, finalizou.




Base Arpão



A base faz parte do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras conhecido pelo nome ‘Vigia’. O programa foi implantado pelo Ministério Justiça e Segurança Pública (MJSP) e terá apoio do Governo do Estado Do Amazonas. O ‘Vigia’ terá o efetivo de mais de 200 policiais das forças de segurança, incluindo o Exército, Força Nacional e o Corpo de Bombeiros. Para a atuação no Médio Solimões, o Governo do Estado disponibilizará o efetivo de policiais civis, militares e bombeiros, o pagamento das diárias será feito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.


Via Assessoria de Imprensa 
Postagem Anterior Próxima Postagem