A Sessão Especial em homenagem aos 56 anos do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), aconteceu na manhã desta terça-feira (3), no plenário Ruy Araújo, reunindo dezenas de oficiais e soldados do Exército Brasileiro. A iniciativa, que reconheceu a importância do Cigs para o Amazonas, foi proposta pelo presidente da Comissão de Segurança da Aleam, deputado Cabo Maciel (PL).

A Sessão desta terça-feira, também contou com discursos dos deputados, que usaram a tribuna para repercurtir a reitengração de posse na comunidade Monte Horebe, na Zona Norte de Manaus, à necessidade de um programa mais agressivo de regularização fundiária no Amazonas, além de questões relacionadas a ampliação dos direitos da mulher, saúde e segurança pública.

Na avaliação do deputado Serafim Correa (PSB), a consolidação da ocupação que está nos limites de áreas de proteção ambiental, sequer deveria ter sido permitida. Ampliando o debate, o deputado Sinésio Campos (PT), lembrou que a regularização fundiária no Amazonas e em Manaus é algo que tem de ser feita antes das invasões desordenadas de terras, citando como exemplo o trabalho que vem fazendo junto com órgãos estaduais e federais pela legalização das terras rurais no Estado.

Sobre a ampliação dos direitos da mulher, a vice-presidente da Casa, Alessandra Campêlo (MDB), declarou seu apoio ao Projeto de Lei (PL) nº 6278/2019, do deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL-RS), que permite o porte de arma a mulheres vítimas de violência com medida protetiva judicial. A deputada falou ainda da campanha do TSE “Mulheres na política”, de incentivo a mulher na carreira pública.

Wilker Barreto (Podemos) fez referência ao convite para o secretário de saúde, Rodrigo Tobias, para debater com os deputados a saúde estadual, antecipando que fará seu questionamento sobre o princípio da eficiência na administração pública.

A inauguração da Base Arpão, no município de Coari (distante 363 km em linha reta da Capital), para reforçar a vigilância e o controle sobre o tráfico de drogas no Médio Solimões, foi tema do pronunciamento do deputado Carlinhos Bessa (PV). João Luiz (Republicanos) falou da solenidade de entrega de boinas aos novos alunos do colégio militar da PM do Corpo de Bombeiros, no bairro Mauazinho, Zona Leste de Manaus.

Em comunicado de liderança, a deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP) parabenizou a cientista brasileira Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP, membro da equipe trinacional de pesquisadores – USP, Instituto Adolfo Lutz e Oxford -, que em 48 horas conseguiram decifrar o genoma do coronavírus no Brasil.


Via Assessoria de Imprensa 
Postagem Anterior Próxima Postagem