O deputado Dermilson Chagas (Sem partido), esteve em Brasília cumprindo várias agendas ao lado dos representantes e entidades da pesca do Amazonas, para tratar sobre interesses dos pescadores e pescadoras. O parlamentar esteve acompanhado também do deputado federal Silas Câmara (Republicanos) que foi o principal intermediador com ministros e autoridades do Governo Federal que atuam no segmento pesqueiro.

A primeira reunião foi no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para buscar uma solução sobre as dificuldades que as entidades de pesca têm com relação ao acesso ao sistema para resolver problemas como cadastramento, recebimento de benefícios e aposentaria dos pescadores. Dermilson, juntamente com o Silas e com representantes, foram recebidos por Leonardo Rolim, o coordenador de benefícios e coordenador geral de cadastro e informações, Roberto Daucol. Na ocasião, foi proposto o serviço INSS Digital que será implantado em todos os municípios do Amazonas como um meio alternativo.

“O encontro que tivemos foi bastante produtivo e em breve todas as lideranças, sindicatos e entidades que representam os nossos pescadores e pescadoras do estado do Amazonas, terão o INSS digital que irá facilitar no processo de cadastro, recebimento do benefício Seguro-defeso e principalmente aposentadoria. É um ganho para essa categoria trabalhadora e guerreira”, afirmou Dermilson.

Após a reunião do INSS, seguiram até o Ministério de Meio Ambiente para tratar sobre a moratória para a pesca e comercialização do Bagre Piracatinga. De acordo com o Dermilson, a comercialização dessa espécie está proibida e o retorno é essencial para o desenvolvimento econômico do Amazonas. 

“Nesta audiência, sabemos que a proibição da pesca desse espécime foi proibida devida a matança de botos que eram utilizados como isca. Porém, como forma de preservar essa espécie, mas ao mesmo tempo, garantir a renda do pescador, apresentamos alternativas sustentáveis para o comércio e o manejo sem qualquer tipo de agressão a outras espécies. Portanto, vamos aguardar um resultado positivo em favor dos nossos pescadores”, disse.

Na finalização da sua agenda, Dermilson, Silas e os representantes da pesca, estiveram na Secretária de Aquicultura e Pesca (MAPA), conversando com o secretário Jorge Seif para tratar sobre o recadastramento do Seguro Defeso, entre outros temas que envolvem os pescadores do Amazonas. 

Via Assessoria de Imprensa

Postagem Anterior Próxima Postagem