Em 21 de fevereiro de 1945, iniciou-se a ofensiva da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE) com a gloriosa conquista de Monte Castelo, muito bem defendida por elementos da 232ª Divisão de Infantaria Alemã.

No entanto, após terem atingido as alturas de Monte Castelo, os brasileiros observaram as armas inimigas posicionadas na região de La Serra, que vinham dificultando os movimentos das tropas americanas adjacentes ao dispositivo do Exército Brasileiro. Assim, foi atribuída a missão ao Regimento Sampaio, comandado pelo Coronel Caiado de Castro, de realizar o ataque para conquistar e manter a região ainda em controle alemão.

Na noite do dia 23 de fevereiro de 1945, o 2º Batalhão do Regimento Sampaio (II/1º RI), após breve preparação de artilharia, iniciou o movimento para capturar a linha de cota 958 – La Serra. Dessa forma, ao alcançar com rapidez esse objetivo, o Batalhão brasileiro não foi surpreendido com as violentas investidas alemãs para a reconquista da posição perdida para os brasileiros.

Com abnegada resistência e coragem obstinada, em 24 de fevereiro, o II/1º RI, apoiado pela artilharia, consolidou bravamente a região de La Serra, malogrando as inúmeras investidas germânicas pela posição, garantindo que os aliados pudessem observar a estrada que seguia para Bolonha e, ao mesmo tempo, impedindo que os alemães observassem esse setor. Findara, dessa forma, a primeira fase da ofensiva da 1ª DIE.




Via Centro de Comunicação Social do Exército
Em tempos de "censura" com o jornalismo independente precisamos da ajuda do nosso leitor para nos manter online. Agora você pode apoiar o Amazon Presse através do PIX: 32.688.550/0001-31. Colabore!
Postagem Anterior Próxima Postagem