Seguindo a tendência da digitalização de documentos oficiais como Carteira Nacional De Habilitação (CNH), título de eleitor e CPF, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), autorizou a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pelo próprio condutor. O deputado estadual Carlinhos Bessa (PV), aproveitou a Sessão Plenária desta quarta-feira (19) para destacar a desburocratização e modernização do processo de emissão do documento que trará economia e praticidade para a população.

“O Governo do Amazonas, junto a gestão do diretor-presidente do Detran, Rodrigo de Sá, tem investindo em ações que visem facilitar a vida dos condutores amazonenses. A mudança na emissão do CRLV trará além da modernização, economia financeira e de tempo para a população, além de reduzir custos para a administração pública”, ressaltou Bessa.


Como solicitar o CRLV

O condutor deve realizar o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, que está disponível no Google Play (Android) e no APP Store (iOS), apenas para pessoa física. Depois de baixado, é necessário fazer o cadastro de usuário no próprio aplicativo e, então, adicionar o CRLV Digital, informando os mesmos dados. Para solicitar não é preciso possuir a CNH Digital e também não há necessidade de ir ao Detran-AM. O CRVL digital possui todas as informações do documento impresso e um QR Code, que pode ser lido para atestar a veracidade do documento em uma abordagem de trânsito.

O CRLV Digital pode ser compartilhado para até cinco pessoas, substituindo o documento físico, desde que o usuário/condutor também possua cadastro no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”. O usuário que receber o documento, por meio do compartilhamento, poderá apresentar a versão eletrônica em uma blitz.


Portal de Serviços Detran-AM

O proprietário de veículo também pode imprimir o documento em papel comum após cadastro no “Detran Digital”. O primeiro passo é acessar o portal https://digital.detran.am.gov.br/, e escolher a opção “Fazer Cadastro”. Em seguida preencher os dados pessoais – o e-mail é obrigatório e é a partir dele que o usuário poderá recuperar sua conta-, “Salvar o Cadastro”.

Após salvar o cadastro, o usuário receberá um e-mail de confirmação para confirmar o cadastro. Depois de realizar o cadastro no “Detran Digital”, o usuário acessa o portal na opção “Entrar”, informar CPF e senha onde terá acesso ao CRLV Eletrônico que também poderá ser impresso em folha comum.

Via assessoria de Imprensa 
Postagem Anterior Próxima Postagem