Na abertura dos trabalhos legislativos de 2020, o líder do Partido Liberal e presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel, por meio de Requerimento Legislativo, fez indicação ao Governo do Estado e Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), pedindo o retorno do parque de Exposição Agropecuária do Médio Amazonas – EXPAMA, que deixou de ser realizado no município de Itacoatiara a partir de 1997.


Cabo Maciel justificou o pedido de reativação do parque de exposição agropecuária em Itacoatiara tendo em vista que o município é um dos principais polos agropecuários no Amazonas, conforme último censo do IBGE.


“Na década de 90, período dos últimos parques de exposição agropecuária realizados em Itacoatiara, grande parte dos produtores e pecuaristas de Itacoatiara, Parintins, Maués, Urucurituba, Autazes, Itapiranga, Nova Olinda do Norte, Urucará, assim como dos estados de Roraima, Rondônia e Pará, participavam ativamente no parque de exposição, levando suas produções e rebanhos para serem negociados no evento. Banco do Brasil, BASA e o antigo BEA tinham agências instaladas no parque, facilitando as negociações entre produtores, criadores e comerciantes”, lembra o deputado.


“Os negócios realizados durante a semana de feira no parque de exposição giravam em torno de R$12 milhões naquela década, isto sem contar com a geração de emprego, hotéis lotados, restaurantes e os comércios faturando alto e aquecendo a economia do município”, afirmou.


A Sepror, órgão responsável pelo desenvolvimento do setor primário do estado, reativou no ano passado os parques de exposição agropecuária em Manaus (EXPOAGRO), há seis anos sem ser realizado, Parintins (EXPOPIN), há cinco anos não era realizado o evento, e em Autazes, que não era realizado há três anos.


Em 2020, o parque de exposição agropecuária em Manaus acontecerá em local próprio, trazendo agricultores e pecuaristas de vários municípios do Amazonas e de outros estados da região Norte, comprovando a importância de eventos dessa natureza para alavancar a economia deste setor que continua crescendo no Amazonas. O município de Itacoatiara é considerado o maior pólo agropecuário do Amazonas e 29⁰ do Brasil, conforme o último censo realizado pelo IBGE, e tem um importante porto fluvial, o segundo maior escoador do país.


“O governador Wilson Lima e o vice-governador, Dr. Carlos Almeida, por meio da Sepror, dirigida pelo secretário Petrucio Júnior, mostraram o interesse do governo em investir cada vez mais no setor primário realizando ações efetivas desde o ano passado nos setores da agricultura, pecuária e piscicultura, gerando emprego e renda para população do interior do Estado. Com a reativação do parque de exposição agropecuária em Itacoatiara, o setor voltará a aquecer a economia na cidade, gerando mais empregos a população do município, pois temos na agricultura o melhor e mais doce abacaxi do Brasil, graviola, maracujá, mamão, banana, entre outros frutos, e na pecuária já alcançamos a marca acima de 280 mil bovinos”, finalizou o deputado Cabo Maciel.

Via assessoria.
Postagem Anterior Próxima Postagem