Na manhã desta segunda-feira (17), os 57 alunos do ano do ensino médio do Centro de Educação Sesc José Roberto Tadros, localizado no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus, escolheram os representantes da escola para o Programa Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O Programa Parlamento Jovem da Aleam proporciona todos os anos, durante duas semanas, a vivência parlamentar a 24 jovens estudantes do Amazonas que são ‘apadrinhados’ pelos deputados estaduais. Para isso, uma eleição com os alunos da escola é feita, onde, após eleito pelos colegas, cada jovem deputado apresenta um projeto que pode ser encampado pelos deputados estaduais, aprendendo assim o funcionamento do Poder Legislativo.

Em uma palestra antecedendo à votação, a gerente de Educação Cidadã, Cassandra Serejo, alertou os estudantes a promoverem as mudanças desejadas por eles. “Vocês precisam fazer a diferença, votando conscientemente, sem aceitar favores em troca de votos, por exemplo, e usando as ferramentas das redes sociais para reivindicar o bem coletivo da sociedade e não apenas de um grupo privilegiado”, aconselhou.

Os estudantes eleitos pela escola foram os jovens João Victor de Souza (titular) e Rafael Segadilha (suplente). João Victor ganhou a maioria dos votos dos colegas com um discurso tendo a educação como base para uma sociedade transformadora. “A nossa intenção é promover mudanças no campo estudantil, que é necessário para se promover mudanças positivas, mas infelizmente está sendo negligenciado em nosso país, por isso, vou trabalhar para fazer a diferença em relação a isso”, comprometeu-se.

Para o professor de Sociologia Eduardo Ribeiro Filho, que estava acompanhando os alunos, o programa promove um esclarecimento junto aos alunos. “Já participamos do programa em 2015, mas como sempre temos turma nova, é importante manter o vínculo com a Assembleia, porque o programa traz um processo de amadurecimento, com a abordagem política, ética, moral e eles precisam compreender tudo isso o quanto antes para que venham a entender o verdadeiro sentido da política”, afirmou.

Via assessoria de Imprensa 
Postagem Anterior Próxima Postagem