Canadá e Reino Unido defendiam tese de que míssil abateu Boeing, matando 176 pessoas na quarta-feira. Mas hipótese só foi confirmada pelos militares iranianos neste sábado.

O Irã anunciou neste sábado (11) que seus militares derrubaram “sem querer” o avião ucraniano que caiu na quarta-feira (8) perto de Teerã. Na tragédia morreram 176 pessoas.

O comunicado informou que o avião voava perto de um local sensível e foi derrubado devido a um “erro humano”.

O Boeing 737, da companhia Ukraine International Airlines, estava saindo da capital iraniana com destino a Kiev, capital da Ucrânia, quando caiu. A queda ocorreu cinco minutos após a decolagem, horas após o Irã disparar mísseis na base aérea iraquiana de Ain al-Asad, que abrigava forças americanas, em retaliação pelo assassinato do comandante iraniano general Qassem Soleimani.


Na Ucrânia


Volodymyr Zelenski / Presidente da Ucrânia


Em uma rede social, Zelensky disse que espera que o Irã leve os responsáveis ​​à Justiça e cobrou um pedido oficial de desculpas e que as investigações sobre o desastre continuem.

"Esta manhã traz a verdade. A Ucrânia insiste na admissão total de culpa. Esperamos que o Irã leve os responsáveis ​​à justiça, devolva os corpos, pague uma indenização e faça um pedido oficial de desculpas. A investigação deve estar completa, aberta e continuar sem atrasos ou obstáculos", escreveu Zelensky.


No Irã

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, chamou o desastre de "erro imperdoável" e disse que as investigações continuam. Rouhani também declarou que seu país "lamenta profundamente" o desastre.

O líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, manifestou seus "profundos sentimentos" às famílias das vítimas e pediu para que as forças armadas "busquem os erros prováveis e a culpa no incidente doloroso".

Em um comunicado, as Forças Armadas iranianas informaram que o Boeing voava perto de um local militar sensível e foi derrubado devido a um "erro humano". O comunicado lido na TV estatal diz que as partes ​​responsáveis serão punidas.



Via G1
Postagem Anterior Próxima Postagem