O Centro Médico da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) atendeu 43.855 pessoas durante o ano passado. A informação consta no Relatório Anual de Atendimentos da Diretoria de Saúde, no período foram atendidos servidores ativos, inativos e seus dependentes. Além das especialidades médicas, os números dizem respeito a consultas e procedimentos com nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos e dentistas. Com 15.775 atendimentos, o setor de enfermagem foi o mais procurado em 2019, sendo seguido pelo serviço odontológico, com 13.966.


Na sequência, aparecem as áreas médicas, com 4.228; fisioterapia 4.020; junta médica 2.206; psicologia 1.613; nutrição 416 e fonoaudiologia, 17. O Relatório também enumera as campanhas e os programas, assim como, as respectivas ações efetivadas em cada um deles, entre os meses de março a dezembro de 2019.


Os destaques ficaram por conta das campanhas: Carnaval DST/AIDS, com a distribuição de preservativos e folders educativos; Vacinação H1N1 Tríplice Viral, com vacinação de público alvo; o Dia da Voz, incluindo a divulgação nos setores da Casa Legislativa; Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, com a palestra Causas e Riscos da Hipertensão; Combate ao Fumo, com realização de testes de dependência para fumantes; e Festa do Boi, novamente com distribuição de preservativos.


As atividades prosseguiram no segundo semestre, com o Dia do Nutricionista. As palestras Dislipidemia Escolar e Nutrição na Depressão; Setembro Amarelo, Não Peça Desculpas por Quem Você É; Semana da Saúde — Outubro Rosa, fazem parte da continuidade de ações da Diretoria.


Na avaliação do diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Rodrigues Andrade, o ano passado foi marcado por avanços e conquistas. Ele lembra que a cada ano é montada uma estrutura de atendimento em educação e saúde, assim como de prevenção voltada aos trabalhadores da Casa. “Investir em educação e prevenção significa menos doença, que se traduz em melhor qualidade de vida”, enfatiza Arnoldo Andrade.


Via Assessoria de Imprensa
Postagem Anterior Próxima Postagem