O deputado Ricardo Nicolau (PSD) condecorou na noite da última quarta-feira, (11), o procurador-chefe do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Manaus (IMMU/Gestão de Trânsito), Eudes Menezes Albuquerque, com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo.


A comenda é entregue anualmente pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) a personalidades de diferentes áreas como forma de agradecimento por suas atuações no Estado. Este ano, 26 nomes receberam a honraria durante solenidade realizada no auditório principal da Casa.


Para Ricardo Nicolau, a indicação do homenageado se justifica por seus mais de 40 anos de vida pública voltados ao tema Vida no Trânsito. Eudes Albuquerque é advogado especialista em Direito do Trânsito, atuou no setor de redução de acidentes de trânsito do Ministério da Saúde e é ex-diretor-presidente do antigo Manaustrans, atual IMMU/Gestão de Trânsito. “Em todas as homenagens que tenho oportunidade de fazer, tenho adotado o mérito como critério-chave. O Dr. Eudes Albuquerque é merecedor desta comenda e, hoje, a Assembleia Legislativa formalizou um ‘muito obrigado’ pelas realizações e o trabalho desempenhado por ele como agente público em nosso Estado”, afirmou o parlamentar.


A gestão de Eudes Albuquerque no então Manaustrans foi marcada pela construção de alças de retorno no Complexo Viário Gilberto Mestrinho e na rotatória da Suframa; renovação de sinalização de trânsito e instalação de novos semáforos em diversos bairros e avenidas da cidade; e a ampliação do programa ‘Transversalizando o Trânsito’ nas escolas municipais.


Em fevereiro deste ano, as contas da gestão do agraciado, relativas ao exercício financeiro de 2016, foram aprovadas sem ressalvas pelo Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). “É muito gratificante receber uma homenagem como esta. Agradeço ao deputado Ricardo Nicolau, que ao reconhecer o nosso trabalho, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Tenho 40 anos de vida pública, sempre trabalhando com o trânsito, sempre buscando salvar vidas e diminuir as taxas de mortalidade”, disse o procurador.




Currículo


Eudes Menezes Albuquerque nasceu em 11 de abril de 1957 na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Advogado e atual Procurador-Chefe do IMMU/Gestão de Trânsito se graduou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) em 1981.


É especialista em Direito de Trânsito pelo Centro de Estudos Avançados e Treinamento/Trânsito (CEAT, 2012), Direito Eleitoral pela Universidade de Santa Catarina (Unisul, 2008) e Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, 2002).


Iniciou a carreira em 1977 no Ministério da Saúde, órgão em que atuou como Procurador-Geral da Procuradoria Especializada em Redução da Morbimortalidade e Acidentes de Trânsito (Premat) até 1999. O setor tinha como objetivo a implantação de medidas em favor de um trânsito solidário e em defesa da vida.


Mudou-se para Manaus em 2005, ano em que assumiu a chefia da Procuradoria Jurídica da então EMTU (Empresa Municipal de Transportes Urbanos). De 2015 a 2016, foi diretor-presidente do órgão, agora intitulado Manaustrans (Instituto Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito).


À frente do Manaustrans, Dr. Eudes Albuquerque foi responsável pela criação do Comitê Intersetorial do Programa Vida do Trânsito (PVT), composto por 16 instituições do Município de Manaus e do Estado do Amazonas. O projeto foi criado para fortalecer as políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito.

Via Assessoria de Imprensa
Postagem Anterior Próxima Postagem