Os 38 anos de fundação do município de Beruri (a 173 km de Manaus), que transcorre neste 10 de dezembro, ganhou destaque na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em pronunciamento feito pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), ressaltando a Corrida do Educador, realizada na manhã desta terça-feira (10), que reuniu 325 participantes do evento comemorativo do aniversário da cidade.

Parabenizo a todos os moradores de Beruri que trabalham e constroem um município próspero, especialmente os professores pelo importante papel de preparar as gerações de alunos, na cidade e nas comunidades rurais
destacou Therezinha Ruiz.


A corrida foi realizada com o apoio da Prefeitura de Beruri e da Comissão de Educação da Aleam, presidida por Therezinha Ruiz, atendendo solicitação do líder comunitário Odilon Picanço, com o objetivo de promover o esporte como atividade saudável e fator de integração social.

Localizado às margens do Rio Purus, o município de Beruri possui uma população estimada em 15,4 mil habitantes e tem como uma das principais atividades econômicas a extração da castanha da Amazônia.

No mês de novembro, foi inaugurada a obra de reforma da usina de beneficiamento da castanha, administrada pela Associação dos Agropecuários de Beruri (Assoab), que fortalecerá a cadeia produtiva, com previsão de ultrapassar o faturamento dos atuais R$ 500 mil, para R$ 1,5 milhão por ano.

O empreendimento, financiado pelo Fundo Amazônia/BNDES, deverá dobrar as oportunidades de emprego para as famílias de extrativistas e aumentar o volume de castanhas beneficiadas (fruto já sem casca), de 140 toneladas para 200 toneladas por ano.


A expectativa da Assoab é ampliar as parcerias comerciais já firmadas, por exemplo, com a empresa gigante de cosméticos Natura, que mantém contrato desde 2017.


Via Assessoria de Imprensa
Postagem Anterior Próxima Postagem