O presidente Bolsonaro reuniu sua equipe no Palácio da Alvorada, onde tratou também das perspectivas para 2020


25ª Reunião do Conselho de Governo Foto: Marcos Corrêa/PR

Na manhã desta terça-feira (17), o presidente da República, Jair Bolsonaro, convocou sua equipe para a última reunião do Conselho de Governo do ano, a 25ª. Durante o encontro, cada ministro expôs os temas de suas pastas que tiveram destaque em 2019, além de traçarem um prognóstico para o ano de 2020. O encontro foi realizado no Palácio da Alvorada.


Ao abrir a reunião, Bolsonaro afirmou que o primeiro ano de Governo deu certo, celebrou o êxito das pastas, a ausência de casos de corrupção entre os ministros e fez um apelo. "Não vamos esmorecer em 2020." O ministro-chefe da Casa Civil, Onyz Lorezoni, apresentou aos ministros um resumo das ações e ressaltou a volta da confiança no Brasil.


Dentre os temas abordados durante a reunião destacaram-se a liberação de recursos para a região Nordeste, o pagamento do 13º do Bolsa Família e a erradicação da tuberculose.


Em entrevista ao Planalto, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, disse que a economia deu o tom este ano e marcou o crescimento do Brasil. "Os números são irrefutáveis, e, contra números, não há argumentos”, afirmou.


O ministro do GSI também ressaltou a fala do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante a reunião ministerial. “Participação interessante, colocando alguns problemas que são uma preocupação enorme para nós. Na verdade, saúde e educação são os dois pilares do Governo que mais nos preocupam, porque são difíceis de serem reformulados”, destacou.

Deslocamento da comitiva presidencial para 25º reunião do Conselho de Governo Foto: Marcos Corrêa/PR



Liderança e resultado

Dos temas tratados durante o encontro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou a reação da economia de forma sustentável, com trajetória de juros consistente e em queda, um percurso de inflação baixa e crescimento econômico impulsionado pelo setor privado.


“O ano de 2019 encerra com vitórias, e nós teremos um ano de 2020 ainda mais positivo, com mais vitórias, com mais investimentos, com mais crescimento, com mais emprego.”

Para o ministro, uma importante característica da gestão do presidente Bolsonaro é reunir com frequência sua equipe. “Isso é uma demonstração de liderança, isso fomenta a coesão, mostra que todo mundo está no mesmo caminho.”


A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou que os números mostram que o país está no caminho certo. “Os números na economia, no combate à violência, na proteção da infância, da criança, na proteção da mulher, os números de obras, necessariamente a gente tem que dizer: o Brasil está dando certo”, concluiu.




Antes da reunião do Conselho de Governo, o presidente Bolsonaro e a equipe ministerial assistiram, na área externa do Palácio da Alvorada, ao hasteamento da Bandeira Nacional, realizada diariamente às 8h. Na ocasião, a cerimônia foi conduzida pelo Batalhão da Guarda Presidencial.


Postagem Anterior Próxima Postagem