Levando conscientização sobre abandono de animais nas ruas, a equipe da Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pela deputada estadual Joana Darc (PL), está presente em alguns terminais de ônibus, feiras e escolas públicas de Manaus realizando ações de conscientização durante a Campanha Dezembro Verde. Na manhã desta sexta-feira (13), uma equipe de colaboradores e voluntários da campanha, estiveram presente no Terminal 4 e também na Feira do Produtor, localizados na Zona Leste da cidade, para levar as ações da campanha de conscientização do Dezembro Verde. Ambulantes, crianças e adultos receberam material com explicações sobre a campanha, guarda responsável, maus-tratos, e cartilha de atividades para as crianças.


Sensibilizar as pessoas que atuam dentro das feiras de Manaus é uma das principais ações da campanha. A presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputada Joana Darc, explica: “As feiras são um dos principais pontos focais onde as pessoas resolvem abandonar animais, principalmente ainda nos primeiros dias de vida, por isso decidimos levar as ações para as principais feiras da cidade, para conscientizar os feirantes sobre os cuidados e como denunciar o abandono de animais nesses locais”, informou a parlamentar.


De acordo com Vanessa Menezes, da Comissão de Meio Ambiente da Aleam e uma das coordenadoras das ações do Dezembro Verde em Manaus, a população que passou pelos locais tiveram um momento para refletir e aprender sobre como combater o abandono de animais e qual impacto disso na saúde pública. “Durante este mês estamos conseguindo levar muitas informações importantes para população nessas ações, falamos bastante sobre a importância da castração para que não se multiplique a quantidade de animais nas ruas, além das consequências e impactos do grande número de animais abandonados nas ruas. A receptividade tem sido grande e esperamos que, principalmente nesta época do ano, onde ocorrem os maiores índices de abandono, através da campanha possamos diminuir essa possibilidade no estado”, contou Menezes.





O Dezembro Verde

As ações do Dezembro Verde buscam sensibilizar a população de que o abandono de animais é uma conduta criminosa, e colaboram para reduzir o índice de acidentes com os animais e controlar doenças que são transmitidas dos animais para as pessoas, às zoonoses. As ações são estratégicas para conscientizar sobre guarda responsável e evitar o abandono desses animais nas vias públicas, feiras, terrenos abandonados, e parques da cidade.



Próximas Ações




Neste sábado (14) a equipe estará realizando Blitz na Feira do Coroado e na próxima semana estará presente no Terminal 5, Centro de Manaus, e com uma ação especial no Largo São Sebastião, com atividade recreativa voltada para as crianças, que acontecerá na próxima quarta-feira (18). As ações do Dezembro Verde contam com apoio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) da Polícia Militar do Amazonas e Batalhão Ambiental.


Via Assessoria de Imprensa
Postagem Anterior Próxima Postagem