Na Sessão Plenária desta quarta-feira (11), no Plenário Ruy Araujo, os deputados receberam as finalistas do projeto “Mulheres formadoras e informadoras da Justiça do Trabalho da 11ª região” e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJP-AM). Os parlamentares também destacaram o desempenho do Amazonas na produção industrial.


De autoria da deputada Alessandra Campêlo (MDB), uma Cessão de Tempo trouxe à tribuna as finalistas do projeto realizado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Ejud11). As finalistas no Amazonas foram a Desembargadora do Trabalho, Francisca Rita Alencar Albuquerque, e a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Alzira Melo Costa. A iniciativa inédita teve o objetivo de incentivar e reconhecer a participação institucional feminina na Justiça do Trabalho no Amazonas.


Na segunda Cessão de Tempo, a presidente do SJP-AM, jornalista Dora Tupinambá, criticou a medida provisória nº 905/2019 do Governo Federal, que desobriga o registro profissional para a atividade jornalística. Falando em nome do Sindicato, Dora questionou a relevância da inexigibilidade do registro e Alessandra Campêlo (MDB), autora da Cessão de Tempo, sugeriu que os deputados assinem uma Moção de Repúdio, por exemplo, a ser encaminhada ao Governo Federal para que a categoria seja retirada da medida que desobriga o registro profissional para o desempenho da atividade.


No Pequeno Expediente, o deputado estadual Adjuto Afonso (PDT) comemorou o desempenho do Amazonas que ficou acima da média nacional na produção industrial. Para o parlamentar, o índice demonstra a recuperação econômica do polo industrial. O deputado usou do discurso para pedir ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a recuperação do trecho de responsabilidade do Amazonas da BR 317 (Manaus – Boca do Acre), interditada há mais de três dias pelas más condições de tráfego. Afonso ressaltou a importância da rodovia para o escoamento da produção de carne da região e o prejuízo decorrente da interdição.


Cabo Maciel (PL) elogiou a Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) pela apreensão de arsenal de guerra, drogas e outros itens suspeitos no bairro União da Vitória, Zona Oeste de Manaus. Segundo o deputado, ações com esta demonstram à população que as polícias estão nas ruas e trazem sensação de segurança aos manauaras. Maciel comemorou também a liberação de emendas propostas por ele para o município de Itacoatiara (a 176 km de Manaus), que vai destinar duas ambulâncias para a comunidade de Lindóia, no município e um total de oito ambulâncias em todo o estado, além de R$ 100 mil para o hospital de Iranduba (a 27 km de Manaus).


No Grande Expediente, o deputado Fausto Junior (PV) fez um Comunicado de Liderança, agradecendo a aprovação do projeto dele sobre a instituição da Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Violência e ao Abuso Infantil na semana de 18 de maio. De acordo com o deputado, o abuso cometido ou sofrido pelos jovens e crianças abala toda a sociedade, pois os jovens são a base da sociedade. “Existe um quadro de estupros de adolescentes contra crianças, o que é um índice preocupante. Todo abuso pode ser mapeado e é um tema a ser trabalhado dentro das escolas”, destacou.


Via Assessoria de Imprensa
Postagem Anterior Próxima Postagem