Duas Cessões de Tempo, uma entrega de Medalha Ruy Araújo, e o pequeno expediente movimentaram nesta terça-feira (17) a Reunião Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Da tribuna sete deputados se pronunciaram a respeito de temas como a crise na saúde, a mudança na área de abrangência da Suframa e a segurança pública.


Com o presidente Josué Neto instruindo a sessão e com pronunciamentos dentro do tempo regimental, a entrega da Medalha Ruy Araújo ao coronel QOPM Ayrton Ferreira do Norte, comandante da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), por propositura do deputado Cabo Maciel (PL), foi o destaque do dia, reunindo autoridades civis, militares e membros das forças de segurança do Amazonas.


O deputado Serafim Corrêa (PSB) falou a respeito do projeto do deputado federal Pablo Oliva (PSL), que amplia a área de abrangência da Zona Franca de Manaus (ZFM), afirmando que os municípios vão perder vantagens fiscais que possuem hoje.


Da tribuna o deputado Dermilson Chagas (PP) questionou as ações do Governo no setor da saúde, com destaque para as condições hospitalares. Wilker Barreto (Podemos) também se referiu ao tema, cobrando atitudes do Governo no sentido de solucionar os “problemas enfrenta dos pela população ao longo de todo este ano”.


A saúde pública também foi assunto da deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP), que apontou as ações da Aleam apoiando as mudanças propostas pelo Governo do Estado, como o remanejamento de recursos para socorrer a saúde. A deputada comemorou a aprovação da Lei 2.573/2019, que trata dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA), assegurando prioridade de atendimentos a todos os pacientes, amparando 2 milhões de brasileiros, sendo 60 mil no Amazonas.




Cessões de Tempo

Em Cessão de Tempo concedida pelo presidente Josué Neto, o deputado Sinésio Campos (PT) levou à tribuna o padre Vinícius Gouveia, coordenador da Fazenda Esperança, para falar da preocupação da instituição com a suspensão do convênio com o governo para manutenção das unidades, que abrigam mais de 200 jovens em Manaus e outros nas unidades do interior. Sinésio apelou à líder do governo Joana Darc (PL) e ao vice-líder Álvaro Campelo (Progressistas) pela retomada do convênio e a liberação das emendas dos deputados para a fazenda.


Na segunda Cessão de Tempo, o deputado Saullo Vianna fez a entrega de uma placa comemorativa à Dra. Solange Dourado de Andrade, presidente da Associação de Apoio à Criança com HIV – Casa Vhida, pelos 20 anos de fundação e reconhecimento pelo trabalho filantrópico realizado pela instituição, que cuida e presta ajuda às crianças e jovens portadoras do vírus HIV. Um vídeo sobre o trabalho na Casa Vhida ilustrou a homenagem do deputado.


Via Assessoria de Imprensa
Postagem Anterior Próxima Postagem