Preocupado com o cuidado da população com os recursos naturais do Amazonas, o deputado Wilker Barreto (Podemos) foi o principal palestrante sobre os Desafios da Sustentabilidade em Manaus para os alunos do Instituto Federal do Amazonas – Campus Zona Leste. O encontro ocorreu nesta terça-feira (26) e contou com aproximadamente 100 estudantes das áreas de administração, agropecuária, agrologia e paisagismo.


Mestre em Sustentabilidade e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Barreto ressaltou que Manaus necessita de ações voltadas para a preservação do meio ambiente e salientou que mercado e políticas públicas precisam andar lado a lado para trazer resultados positivos para a capital amazonense.


Políticas públicas e mercado precisam se unir para gerar riqueza de forma sustentável. Por exemplo, o sistema de coleta seletiva do lixo é uma ótima opção para a geração de riqueza e também para garantir oportunidades de empregos para as futuras gerações



Geração de emprego




Na palestra, Wilker afirmou para os estudantes que a geração de empregos através do desenvolvimento sustentável da Amazônia é uma das principais alternativas para criar novas oportunidades aos cidadãos. “Estamos vendo a Zona Franca ser atacada. De qualquer forma, precisamos girar a chave. É preciso que nossas políticas públicas sejam destinadas para a pesca, agricultura e demais áreas, para que os nossos alunos do Ifam possam usufruir dos recursos e garantir uma melhor qualificação”, explicou o parlamentar.

Vice-presidente do Podemos Verde, Barreto comentou ainda que todas as áreas de produção precisam desenvolver ações de forma conjunta para garantir a sustentabilidade e extrair os recursos naturais de forma inteligente.

“Todos os setores precisam se integrar em prol das ações de sustentabilidade. É um processo mútuo que envolve desde o plantio de arvores até o produto final, sempre com a ideia de preservar o meio ambiente, que é o sinônimo de sobrevivência”, alertou o deputado.

Para o administrador Rogério Aguiar, 31, a integração dos diversos segmentos em prol das ações sustentáveis é o primeiro passo para uma qualidade de vida ecologicamente correta na sociedade e a garantia de conservação do meio ambiente.

“A sustentabilidade é o principal pilar para garantirmos uma qualidade de vida maior para as gerações futuras e, com o desenvolvimento de ações integradas no contexto econômico, social e ecológico, podemos garantir vários benefícios nas diversas cadeias da sociedade”, explicou Rogério.



Oportunidade



Para a estudante Ryame Beatriz, 17, que cursa o 2º ano do Ensino Médio Integrado em Agricultura, o apoio do deputado em prol do desenvolvimento sustentável é fundamental para estimular a comunidade acadêmica na luta por um futuro melhor.

“É muito bom saber que o deputado Wilker Barreto tem se preocupado com um assunto muito importante, que é a sustentabilidade. Esse apoio nos incentiva a lutar ainda mais pela preservação do meio ambiente e por uma qualidade de vida melhor”, comenta a aluna.


Via Assessoria de Imprensa

Postagem Anterior Próxima Postagem