Após minucioso trabalho realizado pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), será lançado nesta quinta-feira (14), às 18h, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, o livro Prêmio Professor Inovador, uma coletânea com 104 projetos apresentados no período de 2015 a 2017, que atestam a criatividade e o protagonismo dos educadores amazonenses, em práticas inovadoras aplicadas com êxito nas escolas da rede pública de ensino do Estado.


“Acalentamos essa ideia por vários anos, até se tornar realidade, com o compromisso de deixar registrado o empenho dos nossos professores, na execução de projetos transformadores no ambiente escolar, que contribuem para elevar o nível da aprendizagem, relacionando a atividade pedagógica com a família e a comunidade”, ressalta Therezinha Ruiz, que preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).


Do alto da sua experiência de 40 anos no Magistério, Therezinha Ruiz, afirma que é preciso valorizar e dar visibilidade ao esforço empreendido pelos professores, fomentando a sua participação na construção do conhecimento de forma efetiva, em benefício de toda a comunidade escolar.


O lançamento da obra deverá contar com a presença de autoridades da área de educação, com representantes de instituições de ensino e com os educadores autores dos projetos que compõem a coletânea.


A primeira edição do prêmio Professor Inovador foi realizada em 2015, em parceria com o Fórum de Educação do Amazonas (FEAM), e contou com 41 projetos inscritos nas modalidades: Educação Infantil, Ensino Fundamental anos iniciais, Ensino Fundamental anos finais, Educação Especial, Educação Tecnológica, Educação Indígena, Educação de Jovens e Adultos, Arte e Educação Física.


Já na segunda edição do prêmio, realizada em 2017, foram inscritos 64 projetos, acrescentando a modalidade Educação Ambiental, uma vez que se constatou a importância de trabalhos realizados nessa área do conhecimento. Os projetos apresentados pelos professores são avaliados cuidadosamente por um grupo de trabalho integrado por representantes de instituições de ensino, que selecionam os trabalhos premiados.


Este ano, foram inscritos 134 trabalhos elaborados por professores da capital e do interior do Estado. Os três primeiros colocados em cada uma das categorias recebeu prêmios em dinheiro. A deputada Therezinha Ruiz já planeja a publicação dos trabalhos em uma nova edição.


Via Assessoria da Deputada
Postagem Anterior Próxima Postagem