Pela realização do Programa Doador Legal, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, na última segunda-feira (25), homenagem da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam). Como parte da programação do banco de sangue em alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro, foram homenageados os doadores de sangue mais antigos, os que acumulam muitas doações e as instituições parceiras do Hemoam.


O Programa Doador Legal foi criado pela Casa Legislativa no ano de 2014, ainda como um projeto, com o objetivo de conscientizar e estimular seus servidores sobre a importância de ser um doador de sangue. Ao longo dos anos a campanha de doação de sangue conquistou cada vez mais doadores, assim como a estrutura se tornou maior. Por essa razão, no ano de 2019 o presidente da Aleam, Josué Neto (PSD), transformou o até então projeto “Doador Legal” em programa permanente da Casa e, desta maneira, o mesmo entrou para o calendário oficial de ações do Parlamento Estadual no ano de 2020.


A diretora de Assistência Social e coordenadora do programa, Eliane Ferreira, representou a Aleam no evento, que iniciou às 9h, no auditório do Hemoam. Ferreira explicou que o Poder Legislativo foi premiado como a instituição com o maior número de doadores em uma única campanha, com o número recorde de 118 doadores. “É muito gratificante esse reconhecimento, porque mostra que o envolvimento de toda a equipe, dos servidores aos diretores e principalmente da Mesa Diretora, está podendo ajudar efetivamente a população”, destacou. A diretora Eliane lembrou que cada bolsa de sangue coletada permite ajudar até quatro pessoas.


Com o intuito de expandir o programa, a Aleam já planeja, em 2020, realizar ações do Programa Doador Legal em alguns municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), informou a diretora de Assistência Social. “O presidente Josué Neto, juntamente com todos os demais parlamentares, acreditam no programa e entendem que doar sangue salva vidas”, disse, completando que “vamos tentar manter essa liderança dentre as instituições parceiras do Hemoam”.


Eleonora de Alencar Alves, subgerente de Coleta Externa do Hemoam, e sempre presente às ações de coleta de sangue organizadas pela Aleam, lembrou que “doar sangue é um ato de amor”. A subgerente afirmou que a homenagem visa fidelizar os servidores que já são doadores e também despertar a vontade de doar sangue nos servidores que nunca doaram.


Via Diretoria de Comunicação
Postagem Anterior Próxima Postagem