Moradores da comunidade indígena localizada na zona Oeste vão passar a receber água tratada através de sistema que está sendo construído pela Águas de Manaus






A comunidade Parque das Tribos existe desde 2014, em uma área no bairro Tarumã, na zona oeste de Manaus. No local vivem cerca de 2,5 mil pessoas. Elas são originárias de 35 etnias, entre elas, Apurinã, Baré, Mura, Kokama, Tikuna, Wanano, Sateré-Mawé e Tukano. O Parque das Tribos é reconhecido como um bairro indígena dentro da capital amazonense. A comunidade começará a ser atendida pela Águas de Manaus de forma permanente nos próximos meses.



Atualmente, a concessionária envia carros-pipa diariamente ao Parque das Tribos, para disponibilizar água aos moradores. Mas, esta realidade começará a mudar a partir de um projeto da empresa. As obras foram iniciadas no mês de outubro e estão seguindo o cronograma previsto. A concessionária já começou a executar uma série de iniciativas para garantir o abastecimento permanente da localidade.



Fazem parte desse projeto, a implantação de 7.830 metros de rede de distribuição de água e 657 ligações domiciliares. O novo sistema ainda contará com um Centro de Produção de Água Subterrânea (CPAS), que consiste em um poço tubular com 200 metros de profundidade e um reservatório com capacidade para 300 mil litros de água tratada na região. “Nós já abastecemos o local de maneira emergencial, com carros-pipa diariamente, mas nosso objetivo é proporcionar qualidade de vida a todos os moradores da cidade. Por isso, fizemos este projeto para implantar redes que vão levar água tratada até a comunidade. A concessionária estima que o novo sistema atenda 2.628 pessoas no local”, detalhou o diretor-executivo da Águas de Manaus, Luiz Couto. “Esse bairro é único no Brasil. Estou feliz de estar aqui. Estamos com 70% das obras concluídas”, completou o diretor-executivo.



O Cacique Messias Kokama, representante do Parque das Tribos, elogiou o projeto e disse que a comunidade aguarda ansiosamente a conclusão das obras. “Pela primeira vez na história, o Parque das Tribos está recebendo a infraestrutura necessária. Mais de 2 mil famílias vivem aqui. É a primeira vez que vejo esse compromisso sério com nossa população”, garantiu o cacique.



VISITA – Na manhã desta quarta-feira (06), o Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, foi até o Parque das Tribos acompanhar o andamento das obras do sistema que levará água tratada até o local.



Ele destacou que a cidade já possui 98% de cobertura de abastecimento de água e que regiões como as comunidades no Tarumã devem ser beneficiadas em breve. “Tenho muito apreço a essa comunidade, que já recebeu asfalto na sua primeira etapa e a segunda também será beneficiada, assim que for finalizado o trabalho da Águas de Manaus. Teremos poços tubulares, que mantém a nossa meta de 98% de abastecimento na cidade, e eles aguentam a distribuição enquanto as obras de implantação das novas redes avançam”, explicou.



MAIS OBRAS NO TARUMÃ - Para acompanhar o crescimento vegetativo da cidade, a Águas de Manaus vem atuando em expansões de rede em diversos pontos da cidade, especialmente na região do Tarumã.



No fim do ano passado, um sistema para levar água até as comunidades Parque Solimões, Parque Riachuelo I, II e Portal Tarumã, também na zona Oeste. No total, serão implantados 27,5 quilômetros de novas redes, três poços e um reservatório de 2,5 milhões de litros de água potável, que devem beneficiar cerca de 12 mil moradores nas duas localidades. O sistema deve entrar em funcionamento nos próximos meses, assim que o reservatório e os poços previstos para a região forem concluídos.





Fotos: Adan Garantizado/Águas de Manaus
Postagem Anterior Próxima Postagem