A nova diretoria da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalista do Amazonas (Faddeam) foi empossada na manhã desta segunda-feira (4) em uma reunião realizada no miniplenário Cônego Azevedo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).


A federação, criada em 2016 com a proposta de representar legalmente os distritos em eventos nacionais que defendem o tema da emancipação distrital, ganhou uma nova diretoria para o próximo biênio (2020-2021), composta por Alysson Karré, como presidente; Reinaldo Serrão, como 1º vice-presidente; Antônio Fábio, como 2º vice-presidente; João Taveira (J. Lee), como presidente do Conselho fiscal, entre outros membros.


O presidente da Federação antecessor, João Taveira (J. Lee), eleito por dois biênios, destacou o apoio da Assembleia e também do deputado estadual Adjuto Afonso, desde o início da Federação.“O apoio da Assembleia é fundamental, hoje temos deputados claramente a favor da nossa luta, como o próprio presidente da Assembleia, deputado estadual Josué Neto (PSD ), deputado Adjuto Afonso (PDT),que está conosco desde a criação do grupo, deputado Sinésio Campos (PT), deputado estadual Fausto Junior (PV) , dentre outros”, afirmou.


O presidente eleito Alysson Karré comprometeu-se a continuar o trabalho iniciado por J. Lee à frente da Federação. “Pretendo continuar o bom trabalho desempenhado pelo meu antecessor na presidência, J. Lee, através da minha experiência enquanto vice-presidente nestes últimos dois biênios, através da participação ativa dos movimentos pela emancipação em Brasília, fortalecendo a pauta da emancipação e agora com as visitas aos Distritos”, explicou.


Para a Raimunda Mota, presidente da Associação de Agricultores do distrito de Campina do Norte (no município de Manacapuru), o sonho da emancipação vai trazer o verdadeiro desenvolvimento para as comunidades. “Nós não temos recursos da prefeitura nem do Governo, por isso precisamos ser livres para desenvolver por conta própria e com a emancipação, a liberação de recursos para municípios vai possibilitar que a gente tenha uma vida com boa infraestrutura, com escolas, hospitais e delegacias”, exemplificou.


Atualmente 15 distritos estão aptos à emancipação: Puru Puru (em Careiro Castanho), Itapeaçu (em Urucurituba), Foz do Canumã (em Borba), Novo Remanso (em Itacoatiara), Cacau Pirêra (em Iranduba), Balbina (em Presidente Figueiredo), Janauacá (em Careiro Castanho), Belém do Solimões (em Tabatinga), Mocambo (Parintins), Vila Amazônia (Parintins)e outros.


Via Diretoria de Comunicação
Postagem Anterior Próxima Postagem