A participação de alunos da Escola Estadual Professor José Ribamar da Costa, do Conjunto Augusto Montenegro, no bairro Lírio do Vale II, na Zona Oeste de Manaus, encerrou as atividades da semana do programa Conhecendo o Legislativo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Um total de 45 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II do estabelecimento educacional visitou nesta quinta-feira (7 as instalações do Parlamento Estadual e participou da palestra Educação, Cidadania e Política.


O professor de Educação Física, Moisés Seffair da Costa, que esteve na Aleam na companhia dos estudantes, avaliou como positiva a visita deles ao Poder Legislativo. Ele destacou a importância da palestra ministrada pela gerente Didático-Pedagógica da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, pedagoga Paloma Chaves Cavalcante. “Gostei do enfoque dado à questão da cidadania, ainda mais porque estávamos com alguns alunos que já estão na idade de votar. As orientações foram bem esclarecedoras e fundamentais”, disse Moisés.


A professora de Ciências, Estefanie Melo Duchene, também enalteceu o conteúdo da palestra. “O que foi transmitido é uma coisa que eles vão levar para vida toda. Tudo que eles aprendem agora podem praticar no futuro e trazer melhorias para o nosso Estado”, declarou a educadora. Estafanie revelou ainda que o que viu e ouviu nas três horas em que permaneceu na Aleam também serviu para ela. “Eu gostei muito, porque tem coisas que eu não sabia. Por isso, foi muito vantajoso para mim, pois aprendi junto com eles”, confessou.


A aluna Maria Eduarda Santana da Costa, de 15 anos, demonstrou satisfação em participar do programa Conhecendo o Legislativo. Para ela, foi muito interessante conhecer um pouco mais de como acontecem as escolha e distribuição dos deputados e vereadores nas casas legislativas, conforme o sistema proporcional de eleição. “Foi uma explicação bem educativa e eu gostei bastante”, expressou a estudante.

Via Assessoria do Deputado

O programa Conhecendo o Legislativo proporciona a alunos a oportunidade de conhecer as dependências da Aleam e assistir palestras de educação cidadã, acompanhados por pedagogos do quadro de servidores do Legislativo. A iniciativa é executada pela Gerência de Educação Cidadã da Escola do Legislativo e existe desde 2008. É desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus).

Postagem Anterior Próxima Postagem