Sancionada pelo governador Wilson Lima, a Lei nº 4.976/2019 incluiu o Dia do Cliente no calendário oficial do Estado do Amazonas, a ser comemorado, anualmente, em 15 de setembro. Conforme o autor da proposta, deputado estadual João Luiz (Republicanos), a ideia é, por meio da data, proporcionar volume de negócios, movimentar a economia e gerar empregos no Estado.


“Somos cientes de que as datas comemorativas geram negócios. E a nossa proposta é que, no ‘Dia do Cliente’, as empresas, as entidades civis e os entes públicos promovam eventos e promoções para atrair o consumidor e movimentar a economia do nosso Estado”, afirmou o parlamentar.


João Luiz afirmou que, para garantir que a data seja um mecanismo de aquecimento da economia local, irá reunir com entidades ligadas ao comércio do Estado e propor a realização de ações e atividades promocionais.


“Vamos buscar a adesão da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus) e de outras entidades para que, juntos, possamos alinhar ações que beneficiem os clientes e alavanquem a economia local. Queremos que nosso Estado avance e, para isso, o Legislativo está criando alternativas e investindo em propostas que movimentem a economia e gerem emprego e renda”, ressaltou.


De acordo com a proposta, a nova lei prevê, no Dia do Cliente, a realização de atividades com a finalidade de qualificar as relações de consumo, proporcionando eventos e promoções.


“As ações a serem realizadas em 15 de setembro deverão abranger todas as modalidades de interação entre fornecedor e cliente, enfatizando e valorizando a fidelidade comercial e o Código de Defesa do Consumidor”, completou João Luiz.





15 de setembro


A data homenageia o indivíduo que contrata serviços ou adquire mercadorias mediante pagamento e tem como meta estreitar e fortalecer as relações de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes.


“Os clientes são peças fundamentais na nossa economia, eles são responsáveis por impulsionar o nosso mercado consumidor, por isso cobramos, sempre, a excelência na prestação de serviços e a consequente satisfação do cliente”, justificou João Luiz, que também é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC/Aleam).


Comemorado em 15 de setembro, o Dia do Cliente foi criado em 2003, no Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. Atualmente, a data já foi instituída em 14 estados brasileiros e 167 municípios.

Via Assessoria do Deputado
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