Duas Cessões de Tempo marcaram a sessão plenária da Assembleia Legislativa do amazonas (Aleam), nesta terça-feira (26). A primeira por solicitação da deputada Professora Therezinha Ruiz (PSDB), prestou homenagem aos alunos da escola CETI Helena de Araújo, e a segunda por solicitação do deputado Sinésio Campos (PT), para homenagear a Fundação Hemoam, pelo Dia do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro.


Na reunião presidida em sequência pelos deputados Felipe Souza (PV), Josué Neto (PSD) e Fausto Junior (PV), o tema relevante do dia foi a questão da saúde pública, com falas de Wilker Barreto (Podemos) da oposição criticando a falta de recursos para as áreas mais críticas, e a base aliada defendendo avanços conquistados pelo governo ao longo deste ano, com os deputados Dr. Gomes (PSC), Fausto Junior e Alessandra Campêlo (MDB).


Na homenagem aos alunos da escola Helena de Araújo, referente à conquista de medalhas no primeiro lugar da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2019, a deputada Therezinha Ruiz destacou a gestão escolar da professora Jucinorma Limongi de Lima, que com o apoio dos pais, professores e alunos transformou a escola numa campeã nacional.


Durante a Cessão de Tempo solicitada pelo deputado Sinésio Campos, para prestar homenagem à FHemoam, o tema da saúde voltou à discussão entre os parlamentares, e culminou com uma proposta do parlamentar petista no sentido de que todos os 24 deputados apresentem emenda impositiva no valor de R$ 200 mil, para reforçar o orçamento da fundação em R$ 4,8 milhões em 2020.


Falando em nome do Hemoam, a diretora Socorro Sampaio fez um relato das atividades da Fundação que é referência em toda a região Norte do país e atende diretamente aos Estados do Amazonas, Rondônia e Roraima nos diagnóstico e tratamento de todas as doenças hemológicas e na hemoterapia. Com o Hospital do Sangue Amazonas, em construção junto à FHemoam, o Amazonas terá o maior centro de atendimento e tratamento de todo o Brasil.



Via Diretoria de Comunicação
Postagem Anterior Próxima Postagem