O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) afirmou, no início da noite desta segunda-feira (18), que o lançamento do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Norte (CIISPR-Norte) em Manaus já tem data prevista: dia 10 de dezembro deste ano. A confirmação foi resultado da reunião entre o parlamentar e o secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Coronel Bonates, na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Péricles esteve com o secretário estadual para alinhar detalhes referentes tanto ao Centro de Inteligência quanto à implantação do sistema de Procedimento Policial Eletrônico (PPE). Segurança nas fronteiras também foi pauta da reunião.


O Estado tem papel determinante para a concretização de inúmeras iniciativas federais e é por essa razão que tenho trabalhado como mediador. Ter Manaus como sede do Centro de Inteligência, por exemplo, é projeto que defendo desde que assumi meu mandato. Estive em diversas reuniões, tanto na capital amazonense quanto em Brasília, para articular esse projeto. Após confirmação de Brasília, venho ao secretário obter detalhamento sobre providências relacionadas ao tema e saio da reunião com a confirmação, inclusive, de que o centro de inteligência será instalado no Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia)
explicou o parlamentar.



Péricles recebeu confirmação de Manaus como sede do CIISPR-Norte e de total investimento do Governo Federal na última semana, durante agenda com o titular da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça, Rosalvo Ferreira Franco. 

Ele me afirmou que faltavam apenas detalhes para a conclusão do projeto, por isso tenho acompanhado junto ao Governo do Estado a continuidade das tratativas. Hoje recebi confirmação do secretário Bonates
 continuou.



Sobre a implementação do sistema PPE, o parlamentar disse ter apresentado ao secretário de Segurança Pública todos os benefícios que tal metodologia trará para a comunicação entre delegacias em todo o Amazonas e afirmou ter recebido a confirmação de adesão do Estado ao projeto do Governo Federal. 

De uma comunicação deficitária atual passaremos ao eficaz compartilhamento de informações entre distritos policiais. Um verdadeiro aliado no que diz respeito à celeridade à atividade policial. Fico feliz de ver a boa vontade e aceitação do coronel Bonates quanto ao projeto.
disse.

De acordo com o deputado estadual, a implementação será sem custos para o Estado e será implantada pela Secretaria Nacional (Senasp). “Volto à Brasília ainda esta semana e falarei como o secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theóphilo, para comunicá-lo do sinal positivo do Governo do Estado sobre o investimento. Que venham os próximos passos até a real implementação. Seguirei acompanhando e mediando questões junto ao governo federal, sempre que necessário”, afirmou.



Segurança nas fronteiras


A criação da base ‘Arpão’, em Coari (a 363 km da capital amazonense) também foi tema abordado durante reunião entre o deputado Delegado Péricles e o secretário estadual, coronel Bonates. De acordo com o parlamentar, o ponto de combate ao tráfico e pirataria nas fronteiras do Estado já está em fase de implementação, da qual tem feito questão de acompanhar.

“Será uma base extremamente importante no combate à criminalidade nas fronteiras. Segurança garantida com estrutura formada por equipamentos de qualidade, estruturado tendo como base a alta tecnologia. Coronel Bonates assegurou hoje que todo o processo está encaminhado”, concluiu.

Péricles vai à Tabatinga (a 1.108 km da capital) para cumprimento de pauta relacionado à segurança na fronteira: a sessão itinerante, dia 29 de novembro, quando será debatida a real situação e terá conhecimento das diversas ações que têm sido realizadas pelo Exército naquela região. O parlamentar foi um dos responsáveis pelo acerto da sessão junto ao general Augusto Nardi, comandante do Comando Militar da Amazônia.


Via Assessoria de Imprensa
Postagem Anterior Próxima Postagem